População "chamada a votos" para decidir futuro de cemitério em Vila Verde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Verde, Braga, 13 fev (Lusa) - A população da União de Freguesias de Vila Verde e Barbudo vai ser "chamada a votos" no domingo, para escolher entre a ampliação do atual cemitério ou a construção de um novo, informou hoje o presidente da junta.

José Faria disse à Lusa que se trata de "uma espécie de referendo popular", para que seja o povo a decidir sobre uma matéria "que lhe diz diretamente respeito".

"O que o povo decidir, está decidido", sublinhou o autarca.

Em causa está o cemitério de Barbudo, que já começa a dar sinais "preocupantes" de falta de espaço.

Em cima da mesa estão duas opções, sendo uma delas a construção de um novo cemitério, que validará também a construção da futura capela mortuária junto à residência paroquial.

Esta opção custará cerca de 200 mil euros, ficando o novo cemitério com 250 campas.

A outra opção é o alargamento do atual cemitério, dotando-o de mais 28 sepulturas, num investimento de cerca de 30 mil euros.

Se esta for a opção vencedora, fica definido que a futura capela mortuária passará para o adro da igreja.

"Entre o atual cemitério e o local onde poderá ser construído o novo, estaremos a falar de uma distância de 100 metros", referiu José Faria.

O autarca disse que "naturalmente" tem a sua preferência, mas escusou-se a revelá-la, por não querer "interferir" na votação.

As "mesas de voto" funcionarão na sede da Junta de Barbudo e na Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), entre as 09:00 e as 18:00.

De acordo com o decidido em Assembleia de Freguesia, poderão votar os eleitores tanto de Barbudo como de Vila Verde, localidades que passaram a "união" com a mais recente reforma administrativa.

"Na campanha eleitoral, prometemos que ouviríamos a população acerca do assunto e é o que vamos fazer", rematou José Faria.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.