Arrancou processo de avaliação à água em São Pedro da Cova - Gondomar

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 21 nov (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já iniciou o processo de avaliação às massas de água subterrâneas em S. Pedro da Cova, Gondomar, onde estão depositados resíduos perigosos, prevendo que os resultados estejam concluídos no início de 2014.

De acordo com informação publicada na sua página da internet, a APA afirma que, depois de instalados os piezómetros (furos verticais) no terreno das antigas minas de S. Pedro da Cova, que possibilitam o acesso à massa de água subterrânea, "deu-se início à segunda fase do processo de monitorização do estado das massas de água, tendo sido efetuada a recolha de amostras para posterior análise laboratorial".

Contactada pela Lusa, fonte da Administração da Região Hidrográfica do Norte adiantou que as amostras de água foram recolhidas na quarta-feira.

"Devido à quantidade e especificidade dos parâmetros físico-químicos objeto de análise", os resultados finais desta análise só estarão concluídos "no início de 2014", refere ainda APA.

Num terreno ermo, entre uma extensa área verde e as antigas minas de S. Pedro da Cova, estão enterradas, há mais de uma década, 88 mil toneladas de resíduos de elevada perigosidade provenientes da extinta Siderurgia Nacional.

A avaliação à qualidade da água subterrânea em S. Pedro da Cova era reivindicada pelo presidente da Junta de Freguesia Local, Daniel Vieira.

Em janeiro de 2012, o autarca lembrou que "em meados de 2010, quando decidida a análise aos resíduos, o Ministério do Ambiente falava na necessidade de se efetuarem análises à qualidade das águas subterrâneas na região".

Nas imediações dos resíduos, localizados junto às piscinas e ao estádio de futebol da freguesia, passam cursos de água, como o rio Ferreira e a ribeira da Parada.

A remoção das 88 toneladas de resíduos perigosos daquele local, estimada em cerca de 10 milhões de euros, encontra-se atualmente parada, tendo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) confirmado na quarta-feira que está impedida de prosseguir com o processo devido ao pedido de impugnação e providências cautelares interpostas em tribunal por duas das 14 empresas que se apresentaram a concurso.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.