Paulo Fonseca quer FC Porto à altura do jogo com a "besta negra" Nacional

Paulo Fonseca quer FC Porto à altura do jogo com a "besta negra" Nacional
| FC Porto
Porto Canal

Paulo Fonseca disse hoje que o FC Porto tem que estar à altura do jogo com o Nacional, da 10.ª jornada da I Liga de futebol, para conseguir mais uma vitória frente à "besta negra" dos últimos anos.

"O Nacional está a fazer um excelente campeonato, encontra-se em quinto lugar e costuma criar grandes dificuldades quando vem jogar ao Estádio do Dragão", explicou o treinador do FC Porto, justificando assim o epíteto de "besta negra".

Paulo Fonseca, que falava na antevisão do jogo com o Nacional, no regresso da I Liga após duas semanas de interregno, recordou as vitórias por 3-0 alcançadas pelos insulares com Rio Ave e Sporting de Braga.

"É uma equipa que parece talhada para jogar em contra-ataque. Tem jogadores muito perigosos na sua frente de ataque e antevejo dificuldades. Mas temos que estar à altura das exigências do jogo por forma a conseguirmos mais uma vitória", disse.

O treinador dos "dragões" minimizou a paragem do campeonato adiantando que, salvo a ausência de praticamente todos os jogadores da linha avançada, foi aproveitada para trabalhar alguns aspetos que considera necessário melhorar.

Ainda em relação ao jogo com o Nacional, que é a equipa que soma mais vitórias no Dragão, onde já venceu por 4-0 (2004/05), 3-0 (2007/08) e 2-1 (2010/11, para a Taça da Liga), Paulo Fonseca disse que esses resultados foram alcançados já há alguns anos.

"O que nós sabemos é que o Nacional é uma equipa difícil, recheada de bons valores e é nisso que estamos focado e nas nossas competências e naquilo que pode ser a nossa evolução como equipa", explicou.

Paulo Fonseca está confiante num bom desempenho dos "dragões" frente à formação insular, dadas as boas indicações deixados nos jogos com o Vitória de Guimarães (Taça de Portugal) e Zenit São Petersburgo (Liga dos Campeões).

O treinador relativizou ainda o ciclo de sete jogos em 28 dias que o FC Porto vai cumprir, apesar de reconhecer a sua importância para o futuro da equipa, nas mais variadas frentes.

"Todos os ciclos têm grande influência no desfecho final da época. É verdade que fazer sete jogos em poucos dias vai provocar desgaste, mas temos obrigação de vencê-los, porque é essa a obrigação do FC Porto. Entrar em todos os jogos com a ambição de vencer", disse.

Paulo Fonseca escusou-se ainda a falar sobre eventuais reforços na janela de transferências de inverno e manifestou-se "muito confiante quanto ao futuro próximo do FC Porto".

O treinador evitou comentar o sorteio da Taça da Liga, que juntou o FC Porto ao Sporting no Grupo B, e disse ainda que, apesar de Pinto da Costa se encontrar a atravessar um momento delicado da sua saúde, tem estado sempre em contacto com a equipa.

A ausência prolongada de Marat Izmailov, devidamente autorizado pelos "dragões" para tratar de assuntos familiares, foi também abordada pelos treinadores dos "dragões", que disse ainda que mantém em aberto a possibilidade de o russo um dia regressar.

O FC Porto, líder da I Liga, com 23 pontos, recebe sábado o Nacional, que segue no quinto lugar, com 14, em jogo da décima jornada da I Liga, marcado para as 20:15.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.