Dois detidos em Foz Côa por burla com carta de condução da Guiné-Bissau - GNR

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 04 jun (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Foz Côa, de dois homens, de 45 e 55 anos, suspeitos de crime de burla qualificada envolvendo uma carta de condução da República da Guiné-Bissau.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que os dois suspeitos, um de nacionalidade angolana e outro português, foram detidos em flagrante delito, pelas 01:00 de hoje, na localidade de Sebadelhe, Vila Nova de Foz Côa.

"Os indivíduos foram detidos em flagrante delito, quando estavam a transacionar uma carta de condução falsificada da República da Guiné-Bissau", indicou a fonte.

Segundo a GNR, a vítima, um homem de 43 anos, residente naquela localidade do concelho de Foz Côa, "já tinha passado um cheque de dois mil euros" em troca do documento falsificado, acreditando "que estava a comprar um documento válido".

"A pessoa que comprava acreditava que podia depois trocar aquela carta de condução por uma carta portuguesa junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT). O que nunca podia acontecer por se tratar de um documento contrafeito e sem validade legal", disse a fonte policial.

No momento da detenção dos suspeitos, residentes em Pombal, a GNR apreendeu a viatura onde se faziam transportar que tinha no seu interior mais sete cartas de condução contrafeitas da República da Guiné-Bissau, diversos documentos da Direção de Viação e Transportes daquele país e documentos do IMTT de Portugal.

Os indivíduos estavam ainda na posse de 260 euros, 13 mil ouguiya (moeda da Mauritânia), 200 Dirham (Marrocos), 20 meticais (Moçambique) e três telemóveis.

A GNR suspeita que os homens façam parte de uma rede de burla relacionada com a falsificação de cartas de condução da Guiné-Bissau que atuaria em todo o país, reunindo indícios de já existir uma situação idêntica na zona de Vila Nova de Côa, no norte do distrito da Guarda, que envolveu um homem de 56 anos.

O detido de 45 anos, de nacionalidade angolana, tem antecedentes criminais por burla qualificada, violência doméstica e posse ilegal de armas, indicou.

Os dois homens vão ser hoje presentes ao tribunal de Vila Nova de Foz Côa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação, segundo a GNR.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.