ONG retiram-se da Conferência de Varsóvia por falta de avanços

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 21 nov (Lusa) -- As principais organizações não-governamentais ambientalistas, como a Greenpeace e a WWF, decidiram abandonar a Conferência do Clima de Varsóvia antes do encerramento oficial, previsto para sexta-feira, dada a falta de avanços.

A decisão não tem precedente nas grandes conferências da ONU consagradas à luta contra as alterações climáticas.

"As organizações e movimentos que representam a sociedade civil nos quatro cantos do mundo decidiram dar melhor uso ao seu tempo e retirar-se das conversações de Varsóvia", anunciaram as ONG num comunicado.

"Esta Conferência, que devia marcar uma etapa importante na transição para um futuro sustentável, está a traduzir-se em nada", acrescentaram a Greenpeace, Oxfam, WWF, Amigos da Terra -- Europa, Confederação Internacional de Sindicatos e ActionAid International.

A Conferência de Varsóvia deve terminar oficialmente na sexta-feira, depois de duas semanas de negociações para definir os fundamentos de um acordo a assinar em 2015 com metas concretas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, para suceder ao Protocolo de Quioto, de 1997.

Em declarações à agência EFE, o diretor executivo da Greenpeace International, Kumi Naidoo, afirmou que o governo da Polónia demonstrou que o seu verdadeiro interesse é determinado pela indústria do carvão e utilizou a Conferência para "lavar a sua imagem".

As ONG criticaram igualmente as posições "retrógradas" do Japão e da Austrália e acusaram a União Europeia de estar "amarrada" às posições polacas e à indústria do carvão, o que a impede de "liderar o processo de luta contra as alterações climáticas".

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial