PRS solidariza-se com manifestação "contra a repressão" em Angola convocada pela UNITA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 21 nov (Lusa) - O Partido de Renovação Social (PRS) anunciou hoje que está solidário com a manifestação "contra a repressão" convocada para sábado pela UNITA, a maior força política da oposição em Angola, apelando aos seus manifestantes a participarem.

Em conferência de imprensa, o secretário Nacional para a Economia e Finanças do PRS, Sapalo António, disse que a manifestação convocada pela UNITA, que tem como objetivo "protestar contra a repressão", não foi concertada com aquele partido.

"O PRS não vai aparecer oficialmente porque não foi consultado (...), mas atendendo o valor da manifestação e porque está consagrada constitucionalmente, e a natureza pela qual a UNITA convoca esta manifestação, o militante do PRS, sendo cidadão, pode livremente aderir", referiu Sapalo António.

Segundo aquele dirigente, o PRS, partido com assento parlamentar, responsabiliza o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, "pelo atual estado social e político de Angola" que considera "caótico".

A iniciativa da UNITA que pretende denunciar "atos de repressão contra cidadãos angolanos", surgiu na sequência do anúncio da Procuradoria-geral da República da detenção de quatro pessoas relacionadas com o rapto e eventual homicídio de dois ex-militares, que se preparavam para se manifestarem contra as autoridades angolanas.

O Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, fez sair já um comunicado no qual condena a intenção da UNITA, considerando-a "uma oportunidade de lançar o caos e a desordem" em Angola.

Essa situação, garante o MPLA, "jamais será tolerada e merecerá a resposta adequada e a responsabilização plena dos seus instigadores que não se escudem depois em presumíveis perseguições políticas quando a justiça os chamar a razão".

Para o PRS, o comunicado do MPLA foi "infeliz".

NME (EL) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.