Unidades hoteleiras portuguesas encaram turismo judaico como oportunidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

Telavive, Israel, 08 fev (Lusa) - O turismo judaico é uma oportunidade de crescimento para os hotéis portugueses, disseram hoje à agência Lusa proprietários e representantes de algumas unidades hoteleiras que este ano estiveram na Feira Internacional de Turismo de Mediterrâneo (IMTM), em Telavive, Israel.

A presença de uma delegação portuguesa neste evento de turismo foi organizada pela Rede de Judiarias de Portugal, numa estratégia que pretende dar a conhecer a cultura e património judaico em Portugal, bem como captar mais turistas para o país.

Uma ambição que também é partilhada pelos empresários que integraram esta comitiva, designadamente pelos que estão ligados ao ramo hoteleiro.

"É claramente uma grande oportunidade de negócio que deve ser aproveitada", referiu à agência Lusa Nuno Guimarães, proprietário da Casa do Parque Hotel, que integra três unidades de alojamento em Castelo de Vide.

Lembrando que o concelho de Castelo de Vide é rico em património judaico e que integra o roteiro turístico ligado à cultura judaica em Portugal, Nuno Guimarães explica que o número de visitantes que recebe oriundos de Israel ainda não é muito significativo, mas adianta que os números têm vindo a aumentar nos últimos anos.

"Já estive anteriormente a promover a Casa do Parque Hotel neste certame e isso tem-se traduzido num aumento gradual, que espero que se mantenha", disse.

Assumidamente à "procura de mais clientes" estão também Alípio e Lúcia Henriques, proprietários do Belmonte Sinai Hotel, uma das poucas unidades hoteleiras kösher em Portugal.

Resultado de uma aposta que se prende com o facto de Alípio Henriques ser judeu e de não gostar de ver que outros judeus que visitavam a sua terra natal não tinham onde ficar, o Belmonte Sinai Hotel foi inaugurado em fevereiro e até agora tem correspondido às expectativas.

Ainda assim, os proprietários esperam que após este primeiro ano comece a registar um crescimento em termos de procura.

"Estamos bastante curiosos com o resultado da presença nesta feira e também com o que vai acontecer a partir de março/abril, que é quando começa a época alta no que concerne ao turismo judaico", acrescentou Lúcia Henriques.

Uma expectativa que também é partilhada pelo grupo Luna Hotels & Resorts, que desde agosto gere o Hotel Serra da Estrela, Hotel dos Carqueijais e chalés de montanha, unidades que anualmente já recebem um número bastante considerável de visitantes.

"O grupo Luna está sempre atento a novos mercados, nomeadamente os que estão em crescimento. Tendo isso em consideração, bem como o número de turistas israelitas que estes hotéis já recebem, consideramos que faz todo o sentido estarmos neste certame, não só para cativar eventuais clientes, como também para percebemos se há algum aspeto da nossa oferta que possa ser melhorado", referiu Rafaela Faias, assistente comercial do Luna Hotels & Resorts.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.