Oportunidades de negócio à escala europeia em conferência internacional no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 nov (Lusa) - Os principais programas de financiamento e oportunidades de negócio à escala europeia estão em destaque, na sexta-feira e no sábado, no Porto, durante uma conferência internacional destinada a potenciar o aproveitamento que os empresários portugueses podem fazer destes instrumentos.

Segundo adiantou à agência Lusa a presidente da Magellan - que, em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), promove a iniciativa, inserida na 16.ª edição da Feira do Empreendedor - o objetivo é combater o atual "grande desconhecimento", e consequente subaproveitamento, destes instrumentos por parte dos empresários e empreendedores portugueses.

"O que se pretende é entusiasmar os empresários a concorrerem, a par de um francês ou de um inglês, às oportunidades de ou obter trabalho lá fora para através da contratação pública, ou obter financiamento para os seus projetos", explicou Ana Paula Mesquita.

É que, salientou, "a União Europeia, para a qual cada português contribui com os seus próprios impostos, pode servir como um meio fantástico para a internacionalização, que é o que as empresas estão à procura neste momento".

Por outro lado, disse, a União Europeia disponibiliza, à margem dos Quadros de Referência Estratégia Nacionais (QREN), "enormes projetos de financiamento, como o Horizonte 2020", sobre o qual haverá, na conferência, um painel específico.

Intitulada "Como ser Empreendedor numa Europa de Oportunidades - Instrumentos, Tendências, Negócios e Fundos", a conferência propõe-se, assim, "identificar todo o conjunto de oportunidades" para os empresários e para as associações que, como a ANJE, que os orientam".

Na base do atual "grande desconhecimento" em Portugal relativamente às possibilidades de internacionalização através da União Europeia, Ana Paula Mesquita diz estarem "muitas falhas na divulgação" e, "provavelmente, algum excesso de fundos estruturais do QREN": "As empresas ouvem falar de fundos comunitários e pensam que é a mesma coisa, quando não é", disse.

Relativamente ao facto de o acesso aos programas e projetos europeus em causa implicarem a constituição de consórcios europeus com, "pelo menos, três empresas de três países diferentes", a presidente da Magellan considera que, "no início, pode parecer um obstáculo, porque uma empresa não pode obter o fundo sozinha, mas vem a ser fundamental para a internacionalização e competitividade" dos intervenientes.

Na sexta-feira, a conferência incluirá vários painéis técnicos destinados a disponibilizar aos empresários "toda a informação relevante" sobre os diversos instrumentos disponíveis, com os temas: "Desmistificar a União Europeia: Oportunidades de negócio", "A União Europeia e o Empreendedorismo Jovem", "Fundos europeus de apoio à investigação e desenvolvimento de inovação: o Estado e perspetivas futuras" e "Internacionalizar através da União Europeia: subvenções, contratação pública e 'networking'".

A encerrar a iniciativa, no sábado, estará um painel "de caráter mais político e político empresarial", designado "Europa Política versus Europa Empresarial", que contará com a participação dos deputados ao Parlamento Europeu Diogo Feio, José Manuel Fernandes, Regina Barros e Rui Tavares, além do ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira, e do presidente da ANJE, Rafael Koelher, assim como de responsáveis de várias empresas, 'clusters' e associações empresariais.

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.