Quatro projetos portugueses entre os finalistas ao Edifício do Ano 2017 da Archdaily

Quatro projetos portugueses entre os finalistas ao Edifício do Ano 2017 da Archdaily
| Norte
Porto Canal com Lusa

Quatro projetos portugueses estão entre os finalistas do Prémio Edifício do Ano 2017, promovido pela plataforma internacional Archdaily, cujo vencedor deverá ser conhecido no dia 07 de fevereiro, segundo a organização dedicada à arquitetura contemporânea.

Nesta edição do galardão internacional, atribuído pelo público especializado da área da arquitetura que visita a plataforma norte-americana, os finalistas foram selecionados entre cerca de 3.000 projetos de todo o mundo, distribuídos por 14 categorias.

Nos projetos portugueses selecionados contam-se a Casa Cabo de Vila, da autoria do ateliê de arquitetura Spaceworkers (categoria "Casas"), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria de Luís Pedro Silva ("Arquitetura Pública"), a SH House de Paulo Martins, em Sever do Vouga (Reabilitação), e o projeto The Dovecote da autoria de AZO. Sequeira Arquitetos Associados, em Soutelo, ("Arquitetura de Pequena Escala") são os projetos portugueses finalistas ao ArchDaily Building of the Year(Edifício do Ano).

Do universo inicial de 3.000 mil projetos estava cerca de uma centena assinada por arquitetos portugueses na corrida ao galardão e os finalistas vão continuar a ser votados no sítio 'online' da Archdaily, pelo público, até segunda-feira, dia 06 de fevereiro, sendo os vencedores anunciados no dia seguinte.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma 'online' de informação e divulgação da arquitetura, com base em Nova Iorque, que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projetos que se destacam pela inovação espacial, social, material e técnica.

Os projetos finalistas são escolhidos por cada uma das 14 categorias, que abrangem áreas como desporto, cultura, hotelaria, casas, reabilitação, escritórios e espaços comerciais.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.