Autarquias da Peneda Gerês tem 4ME para investir na valorização do parque nacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Ponte da Barca, Viana do Castelo, 06 fev (Lusa) - O ministro do Ambiente disse hoje em Ponte da Barca que as autarquias que integram o Parque Nacional da Peneda Gerês podem candidatar-se, este mês, um montante de quatro milhões de euros destinado à valorização daquele território.

"Vai ser aberto, no dia 17 de fevereiro, um aviso que ronda os quatro milhões de euros destinado a ações, algumas delas, com alguns anos de vida em projeto, desenhado pelas autarquias e que estavam, de facto, empancadas no que ao seu financiamento diz respeito", afirmou João Pedro Matos Fernandes.

Segundo o governante, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à obra de intervenção e proteção das margens e leitos dos Rios Lima e Vade, naquele concelho do Alto Minho adiantou que aquelas candidaturas de valorização e recuperação de 'habitats' naturais do único parque nacional do país serão promovidas pelos municípios e pela Adere - Peneda Gerês (Associação de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional).

A conservação dos 'habitats' naturais da Mata Nacional, a revitalização e regulação de setores produtivos tradicionais, a promoção de ações de informação da população residente e dos agentes locais" são algumas das medidas de valorização que vão ser candidatadas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

João Matos Fernandes acrescentou que ao abrigo do projeto piloto de prevenção de incêndios florestais naquele parque, aprovado a 27 de outubro em Conselho de Ministros, "foi aberto um aviso, de dois milhões de euros, para ações que serão promovidas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e que deverá estar concluído até final deste mês".

"Dentro desse projeto-piloto há 11 grandes ações, quatro serão financiadas por esta candidatura e duas outras, que correspondem à contratação das dez equipas de sapadores florestais para apoiar na prevenção e ao reforço dos meios de telecomunicações que serão pagas pelo Fundo Ambiental. Para as outras medidas ainda estamos à procura da possibilidade de financiamento", referiu.

O PNPG foi criado em 1971 e é a única área protegida no país com a classificação de parque nacional. Localiza -se no Noroeste de Portugal abrangendo o território de cinco municípios.

Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo e os concelhos de Terras de Bouro e Montalegre, no distrito de Braga. Desde 2009 está classificado como Reserva Mundial da Biosfera.

Em Ponte da Barca, o ministro do Ambiente visitou a primeira empreitada prevista no Plano de Combate às Cheias e Inundações na região Norte que realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) financiada pelo POSEUR.

A requalificação e proteção das margens e leitos dos rios Lima e Vade, com uma área de 24 hectares representou um investimento de cerca de 320 mil euros.

O presidente da APA, Pimenta Machado disse que a região Norte "tem sete zonas classificadas como áreas de alta probabilidade de inundações, sendo que "a obra de Ponte da Barca foi a primeira a começar e a estar concluída".

"Procuramos, acima de tudo, minimizar quer no Lima quer na confluência com o rio Vade, um conjunto de zonas inundáveis, melhorar as condições de escoamento, corrigimos algumas passagens hidráulicas que provocavam estrangulamentos", explicou.

Pimenta Machado referiu que foi "complicado" gerir o caudal daqueles rios devido ao mau tempo do último fim de semana mas frisou que a obra agora concluída mostrou ter um "efeito positivo".

Sublinhou que APA tem, este ano, mais quatro intervenções para executar em Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, ambos no distrito de Viana do Castelo, em Chaves e Peso da Régua, distrito de Vila Real.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.