Projeto de 59 ME para aprofundar canal e modernizar eclusas do rio Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 07 fev (Lusa) -- A gestora da Via navegável do Douro (VND) anunciou hoje que vai submeter a fundos comunitários, na terça-feira, um projeto de 59 milhões de euros para aprofundar o canal e modernizar as cinco eclusas deste rio.

Esta candidatura representa a terceira fase do projeto Douro's Inland Waterway 2020, que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a implementar para modernizar a via navegável, tornando o Douro num rio mais seguro, navegável 24 horas por dia e mais atrativo para o transporte de mercadorias.

A ser aprovada, a verba vinda de Bruxelas destina-se à execução das grandes obras estruturais contempladas no projeto, como a correção do canal navegável do rio Douro nos troços de Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, num total de cerca de 24 quilómetros, num investimento de 33,8 milhões de euros.

Para a reabilitação das cinco eclusas vai ser necessária uma verba de 21,6 milhões de euros.

"As obras de aprofundamento e alargamento do rio vão permitir aumentar a capacidade de calado das embarcações, aumentar o grau de segurança no tráfego, bem como possibilitar uma maior fluidez, uma vez que vai ser possível o cruzamento de embarcações onde de momento está interdito", explicou a APDL, em comunicado.

Esta terceira fase contempla ainda a instalação de ajudas e apoio à navegação, num valor de três milhões de euros, e que se traduz na instalação de sinalização com características compatíveis para os caudais do Douro, aumentando a "fiabilidade de segurança do utilizador e dotando a Via Navegável do Douro (VND) de equipamentos de segurança".

Esta intervenção vai permitir, segundo a APDL, colocar a via navegável "nos standards europeus de navegação em águas interiores, permitindo que o seu tráfego seja efetuado ininterruptamente".

A primeira fase do projeto Douro's Inland Waterway 2002, que contemplou todos os estudos e projetos necessários para as respetivas obras, foi comparticipada com um valor de investimento aprovado de 4,7 milhões de euros.

A segunda fase, no valor de 13 milhões de euros, tem ainda em curso dois grandes projetos, designadamente o "Safer and Sustainable Acessibility" e o "River Information Services" (RIS).

A execução destes projetos vai permitir a instalação de novos meios de comunicação (VHF e AIS) em toda a VND, e ter informações 'online' de alguns aspetos importantes para a navegação, como cotas e caudais.

Permite ainda a instalação do Centro de Controlo à Navegação, na Régua, com redundância em Leixões, que irá possibilitar um maior apoio e controlo a todos os seus utilizadores, tanto no segmento turístico como comercial.

O rio Douro é uma das principais portas de entrada no Douro Património Mundial e o número de turistas fluviais tem aumentado de ano para ano.

Segundo dados da APDL, até ao dia 31 de outubro de 2016, viajaram pelo rio em programas de uma hora a uma semana 863.043 passageiros em 85 embarcações de 47 operadores.

A Via Navegável do Douro foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990. São 210 quilómetros desde Barca d'Alva até ao Porto.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.