"Geringonça" deu mais democracia e precisa de programa a prazo - André Freire

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) - O Governo da 'geringonça' trouxe mais democracia ao sistema político e, defende o sociólogo André Freire, ganhará "mais cimento" se PS, PCP, BE acordarem um programa a prazo assente no combate às desigualdades e na "redemocratização".

Essa é uma das teses defendida pelo professor universitário no livro "Para lá da 'Geringonça' -- O governo de esquerdas em Portugal e na Europa" (Ed. Contraponto) em que conclui que uma das consequências deste acordo é o PS estar ser "contaminado, no bom sentido, pela esquerda".

Em entrevista à agência Lusa, André Freire afirmou que o Governo da "geringonça" - nome de que não gosta mas que admite é mais intuitivo e imediato - deu expressão a 10% a 18% de eleitores da chamada esquerda radical que, durante anos, não se sentiram representados no governo.

"Se o governo de esquerdas correr bem, é uma mudança muitíssimo importante. Desde logo porque o sistema fica muito mais inclusivo e mais democrático", acrescentou, afirmando que o sistema político tem, agora, "mais possibilidades de alianças".

Sendo o PS, até pela política de alianças, à direita, nos últimos 40 anos, um dos partidos socialistas mais centristas na Europa, esta experiência liderada pelo PS e por António Costa está a contaminar os socialistas de esquerda e pode torná-los "mais eurocéticos".

"Há uma dose de euroceticismo que é boa para o PS e até o ajuda a fazer pressão sobre a Europa, num contexto de enorme incerteza", afirmou.

E é no terreno europeu, reconhece, em que pode ser mais difícil um entendimento entre os partidos que apoiam o Governo numa plataforma futura, embora o politólogo admita "um pragmatismo" da parte dos parceiros.

Idealmente, o melhor seria as esquerdas entenderem-se nas autárquicas de 2017 para as câmaras dos grandes centros urbanos, onde há um grande equilíbrio entre direita e esquerda.

Assim, o "pacto de não-agressão" entre as esquerdas será um "grande teste" nas autárquicas deste ano.

E porque, como escreve no livro, os resultados da governação contam, "o combate às desigualdades socioeconómicas através da política fiscal é um elemento muito importante" para a definição da plataforma.

Depois, afirma ainda, "é preciso pensar um programa a longo prazo de redemocratização do sistema político e das instituições do Estado".

"Fala-se nas escolas e nas universidades... A democracia que existia nas instituições ficou como corporações, a mimetizar as empresas", disse.

O porquê da chegada tão tarde a Portugal uma solução governativa de esquerda que existiu noutros países europeus como França ou Finlândia é analisada por André Freire.

São apresentadas várias razões, desde a "deriva revolucionária" do PCP após o 25 de Abril, ao facto de o PS ser "bastante centrista", à divisão sindical em duas centrais, mas também porque as esquerdas, desde 1975, não se entenderam para governar câmaras em coligação.

E André Freire pensa que o líder histórico dos comunistas Álvaro Cunhal (1913-2005) tomaria a mesma opção de Jerónimo de Sousa se estivesse à frente do PCP.

"O dr. Cunhal teria o mesmo pragmatismo do que os líderes do PCP e do Bloco neste contexto", até porque, ao longo dos anos desde 1974, tentou várias aproximações ao PS.

Além do mais, anota que, segundo sondagens e estudos, os eleitores dos partidos de esquerda "têm sido maioritariamente favoráveis a entendimentos" à esquerda, mais do que as elites desses partidos.

O livro "Para lá da 'Geringonça' -- O governo de esquerdas em Portugal e na Europa" será apresentado na próxima semana, em Lisboa.

André Freire é sociólogo, diretor do doutoramento em Ciência Política do ISCTE, coautor dos estudos sobre os comportamentos eleitorais dos portugueses, apoiou o Compromisso à esquerda, em 2009, e participou nas primárias para deputados do Livre/Tempo de Avançar em 2011.

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.