Europa já está em condições de abrandar ritmo da consolidação - Olli Rehn

Europa já está em condições de abrandar ritmo da consolidação - Olli Rehn
| Economia
Porto Canal

O comissário europeu dos Assuntos Económicos defendeu hoje, perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a Europa já está em condições de abrandar o ritmo da consolidação das finanças públicas e focar-se em medidas para o crescimento e emprego.

Na apresentação, perante a comissão parlamentar de Assuntos Económicos, da "Análise Anual do Crescimento" publicada pela Comissão na semana passada -- o documento que aponta as prioridades económicas de Bruxelas -, Olli Rehn afirmou que é necessário "prosseguir uma consolidação consistente das finanças públicas", mas admitiu haver espaço para um abrandamento da mesma.

"Reduzimos para metade os nossos défices nos últimos dois, três anos, e podemos agora permitirmo-nos abrandar o ritmo da consolidação", disse.

Segundo Rehn, o "balão de oxigénio" que esse abrandamento da consolidação proporciona permitirá à Europa focar-se "na qualidade das medidas amigas do crescimento", sobretudo ao nível fiscal e de reformas que impulsionem um crescimento que, observou, já está a regressar à economia europeia.

O comissário do euro disse que as previsões económicas de outono divulgadas na semana passada pelo executivo comunitário "mostram que a Europa está num ponto de viragem económico", com o crescimento a regressar, a Europa a entrar numa fase de retoma "e os Estados-membros gradualmente a corrigir os desequilíbrios que se acumularam antes da crise", apontando a propósito o exemplo de Portugal.

"Um reequilíbrio significativo está a ter lugar na economia europeia, com uma mudança para um crescimento mais assente nas exportações, como vemos por exemplo na Irlanda, Espanha e Portugal", afirmou.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.