Marcelo Rebelo de Sousa surpreendido com exposição dedicada a Almada Negreiros

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 fev (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje a exposição "José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno", na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e afirmou-se "surpreendido com algumas facetas do intelectual e artista".

Em declarações à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, apesar de ser um conhecedor da obra do artista plástico, houve facetas que o surpreenderam e que desconhecia, nomeadamente a ligação ao cinema.

O chefe de Estado prometeu voltar a visitar a exposição no dia 14, até porque, como afirmou durante a visita de perto de duas horas, esta é uma exposição "para se degustar".

A exposição "José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno", que abriu hoje ao público, apresenta cerca de 400 obras em múltiplas áreas, desde pintura, desenho e ilustração a trabalhos ligados à dança e ao teatro, à literatura e à narrativa gráfica.

A retrospetiva, que estará patente até 05 de junho, é apresentada pela Gulbenkian 25 anos após a última grande mostra, e todos os oito núcleos temáticos reúnem obras inéditas ou que nunca foram apresentadas fora das coleções onde se encontram.

NL/(AG) // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados