EUA dizem ter chegado a acordo com Afeganistão sobre tropas no pós-2014

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, Estados Unidos, 21 nov (Lusa) - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou na quarta-feira ter chegado a acordo com o Presidente afegão, Hamid Karzai, sobre a manutenção de tropas norte-americanas no Afeganistão depois de 2014.

John Kerry disse que ambos chegaram a um consenso sobre os "termos do acordo", considerado importante para a estabilidade do Afeganistão, através de conversas telefónicas.

Cabul divulgou um projeto de acordo sobre as modalidades de uma possível presença militar norte-americana no Afeganistão, segundo o qual os soldados norte-americanos que ficarem no país depois de 2014, quando termina a missão da NATO, beneficiarão de imunidade local, que era o principal ponto de discórdia entre os dois países.

Os Estados Unidos pretendiam garantir que os soldados norte-americanos que praticassem crimes no Afeganistão não seriam punidos pelos tribunais locais.

Hoje, a assembleia tradicional afegã, a Loya Jirga (com 2.500 representantes da sociedade afegã), começou a discutir o Acordo de Segurança Bilateral, o que se prolongará por quatro dias, e, caso decida aprová-lo, ele será enviada ao parlamento antes de ser promulgado pelo Presidente afegão.

As tropas norte-americanas que ficarem no Afeganistão depois de 2014 não participarão em combates, mas ficarão apenas para formação e dar assistência às forças locais, segundo John Kerry.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.