Duas das quatro pessoas arrastadas pelo mar em Ílhavo já tiveram alta

Duas das quatro pessoas arrastadas pelo mar em Ílhavo já tiveram alta
| Norte
Porto Canal com Lusa

Duas das quatro pessoas que foram arrastadas quinta-feira pelo mar, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, já tiveram alta hospitalar, informou hoje fonte do Hospital de Aveiro.

"Duas mulheres, de 34 e 37 anos, já tiveram alta e um homem, de 42 anos, foi transferido para o hospital da área de residência, que é o centro hospitalar de Tondela/Viseu, mas o seu estado de saúde não inspira cuidados", disse a mesma fonte.

Uma quarta pessoa, uma mulher, com cerca de 40 anos, continua desaparecida desde as 19:45 de quinta-feira, estando a decorrer buscas por terra, ar e mar.

"Continuamos com as buscas por terra, com elementos da Polícia Marítima, Capitania e Bombeiros de Ílhavo, e por ar, com um helicóptero da Força Aérea", disse o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel.

Segundo o mesmo responsável, os meios de busca e salvamento foram reforçados esta manhã com a Corveta NRP António Lemos, que "está a dar colaboração numa zona afastada porque não consegue aproximar-se devido à rebentação".

O incidente ocorreu junto ao segundo esporão da praia da Costa Nova, em Ílhavo, e o alerta foi dado cerca das 19:45 de quinta-feira.

A mulher desaparecida fazia parte de um grupo de dez pessoas que se encontravam no areal, por razões desconhecidas, quando foram apanhadas por uma onda. Quatro delas foram arrastadas para o mar, mas só três conseguiram sair da água pelo próprio pé.

O grupo de pessoas naturais de Tondela (Viseu) e Águeda (Aveiro) estaria naquele local, ao que tudo indica, a fazer um ritual religioso.

"Tivemos relatos iniciais nesse sentido, mas não podemos estar a levantar falsas suspeitas enquanto não tivermos os factos todos apurados", disse o comandante Carlos Isabel, adiantando que a Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.

As três pessoas que caíram ao mar foram transportadas pelos Bombeiros de Ílhavo para o Hospital de Aveiro.

"Tinham sinais de hipotermia e alguns arranhões, mas nada de grave", disse o comandante dos Bombeiros de Ílhavo, Carlos Mouro.

As restantes pessoas que faziam parte do grupo foram identificadas e seguiram para as suas casas.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.