Mais de 50 quedas de árvores no distrito de Braga devido ao mau tempo

Mais de 50 quedas de árvores no distrito de Braga devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os bombeiros do distrito de Braga receberam, durante a última noite, mais de 50 pedidos de ajuda devido ao mau tempo, praticamente todos referentes a quedas de árvores, informou hoje fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a fonte, pelas 08:30 estavam em aberto 35 ocorrências de quedas de árvores.

A mesma fonte adiantou que não há registo de quaisquer danos pessoais.

Em Esposende, o único concelho do litoral, e segundo fonte dos bombeiros locais, também não registo de estragos provocados pelo mar.

Há apenas uma zona pedonal junto à “praça da lampreia” que está vedada a peões, “mas por mera precaução”.

Os distritos da região norte - Aveiro, Viseu, Guarda, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança - estão hoje com aviso laranja, o segundo mais grave, decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nalguns casos devido ao forte vento, noutros também por causa da chuva.

Alguns avisos laranja prolongam-se até às 06:00 de sábado por causa do vento e da agitação marítima, como são os casos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, enquanto nos distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança os avisos laranja estendem-se por causa do vento, que pode atingir rajadas de 120 quilómetros por hora.

À exceção dos distritos de Santarém e Évora, todos os restantes estão com aviso amarelo por causa do vento e da chuva e nos distritos do litoral a preocupação é maior por causa da forte ondulação.

O mau tempo levou a EDP Distribuição a avisar na quinta-feira que o abastecimento de energia elétrica poderá ser afetado nos próximos dias, tendo a empresa reforçado as suas equipas no território continental.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.