Obama homenageou J.F. Kennedy "decidido a fazer do mundo um lugar novo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, Estados Unidos, 21 nov (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem na quarta-feira a John F. Kennedy, salientando o seu caráter e vontade de "fazer do mundo um lugar novo" numa cerimónia que assinalou os 50 anos do seu assassinato.

"Ele permanece na nossa mente, não porque o levaram demasiado cedo, mas porque encarnava o caráter do povo que serviu. Era determinado, resistente, corajoso e divertido, desafiador na hora de enfrentar tarefas impossíveis, mas sobretudo decidido a fazer do mundo um lugar novo", afirmou Obama.

O Presidente norte-americano homenageou John F. Kennedy, que foi assassinado aos 46 anos, a 22 de novembro de 1963, em Dallas, por Lee Harvey Oswald, de 24 anos, segundo uma investigação oficial que ainda hoje é contestada, durante uma gala de entrega da medalha da Liberdade, uma condecoração criada por JFK, a 16 individualidades.

"O seu idealismo, o seu sóbrio idealismo lembra-nos que o poder de mudar este país é nosso. Cinquenta anos depois, JFK é recordado para a posterioridade como era em vida: jovem, audaz e ousado", disse.

Obama estendeu a sua homenagem a toda a família Kennedy.

"A frase ?não perguntes o que pode o teu país fazer por ti, mas pergunta-te o que tu podes fazer pelo teu país' resumia a ideia de Kennedy de que a força de uma nação estava no seu povo", constatou Obama ao entregar as medalhas da Liberdade.

Algumas horas antes da entrega das medalhas, Barack Obama e a sua mulher Michele, acompanhados de Bill e Hillary Clinton, prestaram homenagem a JFK, depositando flores no seu túmulo, no cemitério militar de Arlington, perto de Washington.

No local, ouviram o hino militar "Taps", que toca em funerais com honras militares, e cumpriram um minuto de silêncio perante a chama no túmulo de JFK que foi acesa em 1963 pela mulher Jackie, que foi enterrada ao lado do marido em 1994.

Na homenagem marcou presença Jack Schlossberg, um dos três filhos de Caroline Kennedy, a única filha viva de JFK e Jackie Kennedy e que está atualmente em Tóquio como embaixadora dos Estados Unidos.

A visita dos Obama com os Clinton ao túmulo de JFK é, para os analistas, simbólica de um eventual apoio de Barack Obama a uma candidatura de Hillary Clinton à Casa Branca em 2016.

PNE // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.