Maoistas do Nepal pedem adiamento da contagem dos votos das legislativas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Katmandu, Nepal, 21 nov (Lusa) - O partido maoista do Nepal pediu hoje o adiamento da contagem dos votos das legislativas, alegando conspiração depois dos resultados preliminares indicarem a sua derrota.

"Devido a conspiração e a atividades fora do comum durante as eleições, a contagem não está a corresponder às expectativas e opiniões das pessoas e, por isso, pedimos que seja adiada", refere o partido em comunicado.

Os maoistas venceram as eleições de 2008 no Nepal com promessas de mudanças sociais, crescimento económico e paz duradoura, mas têm enfrentado críticas por alegada corrupção e estilo de vida luxuoso num dos países mais pobres do planeta.

O chefe da comissão eleitoral, Neel Kantha Uprety, disse hoje em conferência de imprensa que a contagem estava a ser realizada de "forma transparente" e garantiu que o processo irá continuar.

"Uma eleição está em curso, peço a todos os partidos para respeitarem a opinião da população", salientou.

Estas eleições, que pretendem formar uma Assembleia Constituinte, são as segundas organizadas desde o fim da guerra civil, depois daquelas que foram realizadas em 2008, após a conclusão de um acordo de paz, que colocou fim a dez anos de combates e originou a substituição da monarquia por uma república.

Mas as coligações que se formaram desde então não conseguiram desenvolver uma Constituição e o partido maoista, que venceu as eleições em 2008, dividiu-se.

Mais de 100 partidos apresentam candidatos a 601 lugares disponíveis.

PNE // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.