Washington anuncia ajuda militar para a República Centro Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, Estados Unidos, 21 nov (Lusa) - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou na quarta-feira uma ajuda de 40 milhões de dólares para a força militar liderada pela União Africana para fazer face à violência na República Centro Africana.

Esta ajuda, que terá ainda de receber luz verde do Congresso norte-americano, passa por equipamentos não-letais, formação e apoio logístico.

"Pensamos que atualmente a Misca [Missão internacional de apoio na República Centro Africana] é o melhor mecanismo para ajudar rapidamente a responder à violência em curso na República Centro Africana e evitar outras atrocidades", refere John Kerry em comunicado.

A mesma nota salienta que os Estados Unidos "não veem qualquer indício de que o Governo de transição na República Centro Africana tem a capacidade ou a vontade política de por fim à violência".

Na terça-feira, um responsável do Departamento de Estado norte-americano alertou numa comissão do Congresso para uma situação de "pré-genocídio" na República Centro Africana, sublinhando que os Estados Unidos não apoiam a criação de uma missão de paz da ONU.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta semana o envio de 6.000 capacetes azuis para o país no âmbito de uma eventual operação de paz.

A República Centro Africana enfrenta confrontos entre cristãos e muçulmanos, entre grupos de "auto-defesa" e ex-rebeldes da Seleka, no poder desde março após ter derrubado o Presidente François Bozizé, bem como uma onda de banditismo em Bangui.

PNE // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.