CDU/Gaia questiona município sobre encerramento de centro de saúde da Afurada

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 20 nov (Lusa) - A CDU questionou hoje a Câmara de Gaia sobre "situações preocupantes" verificadas na extinta junta de freguesia Afurada, instando o município a pronunciar-se sobre o encerramento do centro de saúde local.

Num comunicado hoje divulgado, a CDU recorda que o centro de saúde de S. Pedro da Afurada encerrou no início de novembro "ao que parece por necessitar de desparasitação e de pequenas intervenções no edifício" não tendo ainda sido alvo de qualquer obra pelo que, dizem, "a população receia até que esta unidade de saúde já não reabra".

"Não há quaisquer sinais de intervenção no edifício desta extensão de saúde, nem existe em concreto nenhuma informação no local quer sobre o motivo do encerramento, quer sobre a data previsível de reabertura, ou mesmo sobre alternativas para os utentes, sendo que estes estão a ser encaminhados para o Centro de Saúde de Barão do Corvo, o que é complicadíssimo em termos de transportes", refere o requerimento hoje entregue no município.

A CDU questiona assim a câmara se conhece os "motivos deste encerramento", se está prevista a sua reabertura e qual a data prevista.

"Exigimos que a população da Afurada continue a ter acesso a serviços públicos de Saúde em condições adequadas e de qualidade.

Já na passada semana os comunistas haviam questionado a câmara sobre "uma dívida relativa às festividades do S. Pedro da Afurada, contraída no início da década passada, [que] passou de cerca de 50 mil para mais de 160 mil euros, em consequência de uma decisão judicial e face ao continuado adiamento da resolução do problema".

A CDU queria então saber se foi assumido algum compromisso com a câmara para apoiar aquela entidade na resolução da dívida a uma empresa de pirotecnia e se a autarquia está "disposta a assumir uma posição de solidariedade", procedendo ao pagamento da mesma.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".