Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

CDU/Gaia questiona município sobre encerramento de centro de saúde da Afurada

| Política
Fonte: Agência Lusa

Gaia, 20 nov (Lusa) - A CDU questionou hoje a Câmara de Gaia sobre "situações preocupantes" verificadas na extinta junta de freguesia Afurada, instando o município a pronunciar-se sobre o encerramento do centro de saúde local.

Num comunicado hoje divulgado, a CDU recorda que o centro de saúde de S. Pedro da Afurada encerrou no início de novembro "ao que parece por necessitar de desparasitação e de pequenas intervenções no edifício" não tendo ainda sido alvo de qualquer obra pelo que, dizem, "a população receia até que esta unidade de saúde já não reabra".

"Não há quaisquer sinais de intervenção no edifício desta extensão de saúde, nem existe em concreto nenhuma informação no local quer sobre o motivo do encerramento, quer sobre a data previsível de reabertura, ou mesmo sobre alternativas para os utentes, sendo que estes estão a ser encaminhados para o Centro de Saúde de Barão do Corvo, o que é complicadíssimo em termos de transportes", refere o requerimento hoje entregue no município.

A CDU questiona assim a câmara se conhece os "motivos deste encerramento", se está prevista a sua reabertura e qual a data prevista.

"Exigimos que a população da Afurada continue a ter acesso a serviços públicos de Saúde em condições adequadas e de qualidade.

Já na passada semana os comunistas haviam questionado a câmara sobre "uma dívida relativa às festividades do S. Pedro da Afurada, contraída no início da década passada, [que] passou de cerca de 50 mil para mais de 160 mil euros, em consequência de uma decisão judicial e face ao continuado adiamento da resolução do problema".

A CDU queria então saber se foi assumido algum compromisso com a câmara para apoiar aquela entidade na resolução da dívida a uma empresa de pirotecnia e se a autarquia está "disposta a assumir uma posição de solidariedade", procedendo ao pagamento da mesma.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa promete abertura a regime ágil para compensar famílias das vítimas

O primeiro-ministro prometeu hoje abertura à existência de um mecanismo "ágil" para compensar as famílias das vítimas dos incêndios florestais e frisou que o seu executivo assumirá "todas as responsabilidades que tiver de assumir".

Deputados aprovam entrada de animais de estimação em restaurantes e cafés

O Parlamento aprovou a entrada de animais em restaurantes e cafés. Os projectos do PAN, do Bloco de Esquerda e os Verdes serão agora discutidos na especialidade que vai decidir as condições em que os estabelecimentos poderão aceitar os animais.

Rui Rio nega ter defendido governo de Bloco Central com o PS

O candidato à liderança do PSD Rui Rio negou hoje ter defendido um governo de Bloco Central com o PS, mas reiterou a importância de pactos de regime que coloquem "o interesse do país à frente dos interesses dos partidos".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"