Tribunal de Aveiro condenou comerciante por auxílio à imigração ilegal

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 nov (Lusa) - O Tribunal de Aveiro condenou hoje a dois anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, um comerciante acusado de ter vendido contratos promessa de trabalho, que depois eram usados para a obtenção de vistos de entrada em Portugal.

O tribunal deu como provado que no período compreendido entre 2005 e 2007 o arguido elaborou 23 contratos promessa de trabalho a cidadãos estrangeiros, com vista a facilitar a permanência deles em território nacional.

A maioria destes casos envolvem mulheres de nacionalidade brasileira, que terão chegado a pagar várias centenas de euros ao arguido, em troca dos referidos contratos, que serviriam para obter um visto de trabalho.

"Nunca foi intenção do arguido contratar estas pessoas", afirmou a juíza-presidente, durante a leitura do acórdão, adiantando que os contratos eram elaborados em nome de um restaurante que à data dos factos já não funcionava.

O homem, que ainda tentou devolver algumas das quantias entregues, foi condenado a dois anos de prisão, por um crime de auxílio à imigração ilegal, e a um ano de prisão, por um crime de falsificação de documentos, ambos na forma continuada.

Em cúmulo jurídico, o coletivo de juízes fixou uma pena única de dois anos e quatro meses, suspensa por igual período.

"Gostava de perceber a motivação e se o senhor agiu sozinho ou se foi levado a fazer isto", disse a juíza, lamentando que o arguido tenha optado por se remeter ao silêncio durante o julgamento.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.