Norte de Portugal e Galiza avançam com parceria no Desporto

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Cerveira, 20 nov (Lusa) - O secretário de Estado do Desporto e Juventude anunciou hoje uma parceria entre o Norte de Portugal e a Galiza, Espanha, na área desportiva e que envolverá já em 2014 candidaturas comuns a fundos comunitários.

Em cima da mesa, explicou à agência Lusa Emídio Guerreiro, está a aposta nas áreas dos desportos do mar, turístico e económico, comuns às duas regiões e que serão potenciadas através de uma "parceria" com o Governo Regional da Galiza baseada no protocolo rubricado já este ano.

Esse memorando de entendimento no domínio do Desporto foi assinado em março passado entre o governo português e aquele governo regional espanhol, antes da entrada em funções de Emídio Guerreiro, e os seus termos foram hoje renovados, em Vila Nova de Cerveira.

Os desportos náuticos, o fomento da prática de atividade física, a otimização das infraestruturas desportivas através de plataformas informáticas que permitam aos cidadãos conhecer os recursos à disposição ou a organização conjunta de eventos desportivos são alguns dos objetivos desta parceria já para 2014.

Observando as "ligações culturais e históricas muito fortes" entre as duas regiões, que "faz todo o sentido potenciar", o governante português sublinhou que na programação dos próximos fundos comunitários (2014-2020) será "fundamental" a "criação de parcerias internacionais" para "otimizar as candidaturas".

"Pelo que a concretização do memorando que o governo português assinou com o governo regional da Galiza afigura-se muito importante", enfatizou Emídio Guerreiro, à margem do encerramento dos XXVII Jogos Universitários Galaico-Durienses, que decorreram entre Vila Nova de Cerveira e Tominho (Galiza).

Além do governante português, na cerimónia de hoje marcou igualmente presença o secretário-geral para o Desporto do governo galego, José Ramon Lete.

"A própria organização dos Jogos Galaico-Durienses é um claro exemplo dos laços de união entre Galiza e Portugal, no âmbito do Desporto", disse ainda Emídio Guerreiro.

Os dois governos assumiram ainda o compromisso de promover o Desporto como "elemento dinamizador da economia" daquela eurorregiao, funcionando igualmente como "ferramenta para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos".

Pretendem também fomentar o desenvolvimento de ações conjuntas numa "perspetiva económica" e proporcionar o intercâmbio de experiências para a organização de fóruns desportivos.

PYJ // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.