Equipa da 'troika' regressa a Portugal a 04 de Dezembro para 10º 'exame' regular

Equipa da 'troika' regressa a Portugal a 04 de Dezembro para 10º 'exame' regular
| Economia
Porto Canal

A equipa da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) regressa a Portugal a 04 de dezembro para o décimo exame regular ao programa de ajustamento, anunciou hoje o Governo.

"O Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) acordado com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE) prevê a realização de exames regulares, a realizar trimestralmente, ao longo da sua vigência. Assim, o décimo exame regular terá início no dia 4 de dezembro", lê-se no comunicado do Executivo hoje divulgado.

A nota assinada em conjunto pelo gabinete do Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, gabinete da ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Carlos Moedas, acrescenta apenas que, tal como nas outras avaliações, neste décimo exame "as autoridades portuguesas com responsabilidades no âmbito do programa irão analisar, juntamente com representantes da Comissão Europeia, do FMI e do BCE, o trabalho realizado e o planeamento dos trimestres seguintes".

As oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento terminaram no início de outubro.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.