PCP/Porto alerta para necessidade "imperiosa" de investir em hospitais do distrito

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 jan (Lusa) -- Os deputados do PCP do Porto alertaram hoje para a "imperiosa" necessidade de investimento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde do distrito, alvo de subfinanciamento desde 2008, com consequências negativas ao nível dos equipamentos e dos recursos humanos.

"Estamos numa fase em que não há como adiar o esforço de investimento que terá necessariamente de ser feito. A informação que temos é que está tudo no limite das capacidades. A necessidade de investimento é imperiosa nestes hospitais centrais", afirmou à Lusa o deputado Jorge Machado PCP, um dos três que hoje reuniram com a administração dos hospitais de São João, Santo António, Pedro Hispano e Gaia.

Segundo o deputado, "não obstante terem sido dados passos positivos na contratação de profissionais, com autorizações no último trimestre de 2016, subsistem graves lacunas e insuficiências em recursos humanos, nomeadamente enfermeiros e assistentes operacionais, [bem como] algumas especialidades médicas".

Para além dos recursos humanos, os deputados do PCP assinalaram o impacto ao nível dos equipamentos das "quebras significativas de investimento" a que se assistiu "durante estes últimos anos, de governo PSD/CDS-PP".

"Muitos equipamentos destes hospitais estão no limite da vida, se já não o ultrapassaram", destacaram os deputados para quem existe "uma necessidade imperiosa de investimento em equipamento, em meios de diagnóstico".

Jorge Machado considera mesmo "crítico o investimento em equipamentos" e material de diagnóstico, o que permitiria "internalizar um conjunto de serviços e exames que são hoje entregues ao setor privado".

Para além dos equipamentos e dos recursos humanos, os deputados registaram ainda a "insuficiência do financiamento" nos hospitais quer para pagar despesas, quer para assegurar investimentos futuros que contrariem a degradação do serviço.

"Outro traço comum que detetamos nas reuniões com os conselhos de administração é o problema do subfinanciamento crónico dos hospitais e da capacidade de eles se poderem gerir", relataram.

Apesar de alguns passos positivos dados no último trimestre de 2016, como a autorização dos investimentos propostos pelo Hospital de Pedro Hispano ou o financiamento assegurado para um equipamento de ressonância magnética no Hospital de Santo António, os deputados do PCP alertam para a "situação limite" que existe no SNS fruto do "subfinanciamento de anos" e que "se começa a sentir à medida que as coisas se vão degradando ainda mais".

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.