Castro entre os concelhos de Coura e Cerveira novamente em vias de classificação

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes de Coura, 20 nov (Lusa) - A Direção-Geral do Património Cultural reabriu o procedimento de classificação do Forte da Cidade, um castro localizado entre os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Paredes de Coura, anuncia hoje o Diário da República.

Também denominado como "Cividade de Cossourado", este castro, explica o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar), está situado numa área "particularmente abundante em monumentos arqueológicos".

Insere-se no contexto da denominada "cultura castreja" e ergue-se, numa área de dez hectares, "de forma bastante destacada, com um forte domínio sobre a paisagem envolvente", dotado de um sistema defensivo "constituído por três linhas de muralha construídas em material pétreo da região", descreve ainda o Igespar.

Com o anúncio hoje publicado em Diário da República, este conjunto, localizado entre as freguesias de Cossourado (Paredes de Coura) e Sapardos (Vila Nova de Cerveira), passa a ser considerado como "em vias de classificação", estabelecendo, de acordo com o mesmo anúncio, uma zona geral de proteção de 50 metros contados a partir dos seus limites externos.

A abertura deste novo processo de classificação está em consulta pública durante os próximos quinze dias úteis.

O processo anterior, que previa a classificação como Sítio de Interesse Público, foi arquivado pela Direção Geral do Património Cultural em 16 de novembro de 2012, alegando aquela entidade, na altura, a "existência de deficiências de instrução" do processo, "consideradas insanáveis em tempo útil".

A primeira proposta de classificação do Forte da Cidade foi apresentada pela Câmara de Paredes de Coura em fevereiro de 1996.

Escavações no local permitiram encontrar fragmentos de cerâmica da Idade do Ferro, mós manuais, artefactos de bronze e pesos de rede.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.