Número de mortos nas Filipinas devido ao tufão Haiyan ultrapassou os 4.000

Número de mortos nas Filipinas devido ao tufão Haiyan ultrapassou os 4.000
| Mundo
Porto Canal

As autoridades das Filipinas elevaram hoje para 4.011 o número de mortos registados no arquipélago devido à passagem do tufão Haiyan, que, no dia 08, devastou a região centro do país.

De acordo com os dados mais recentes do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, o tufão causou ainda 18.557 feridos e 1.602 desaparecidos.

A maior parte dos mortos, num total de 3.310, foi registada na província de Leyte, a mais afetada pelo tufão.

Cerca de 9,9 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão, segundo os dados oficiais, encontrando-se 398.377 alojadas em 1.526 centros de abrigo.

Pelo menos 323.454 casas ficaram destruídas e outras 324.706 sofreram danos em 574 municípios das Filipinas, estando os danos calculados em mais de 12.200 milhões de pesos (206 milhões de euros).

As operações de resgate nas zonas afetadas pelo Haiyan contam com a participação de 33.200 pessoas, 1.320 veículos, 107 embarcações e 163 aviões.

O Governo, entidades privadas filipinas e organizações não-governamentais destinaram 387 milhões de pesos (6,5 milhões de euros) para os trabalhos.

As equipas de resgate continuam a encontrar cadáveres em várias áreas 12 dias depois do tufão, sendo que em muitas delas ainda não chegou a ajuda humanitária necessária.

O Haiyan, com ventos de até 315 quilómetros por hora, foi o tufão mais forte registado e o terceiro desastre mais mortífero da história recente das Filipinas.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.