Câmara da Trofa repõe 100% da iluminação pública, oposição acha medida "demagógica"

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 19 nov (Lusa) - O presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, anunciou hoje que vai autorizar a EDP a repor toda a iluminação pública que foi sendo desligada por motivos de poupança, uma medida que a oposição já classificou de "demagógica".

No decorrer do seu discurso, a propósito do 15.º aniversário da elevação do município da Trofa a concelho, Sérgio Humberto anunciou que "graças a cortes efetuados na conta corrente da Câmara Municipal trofense" vai poder "dar autorização à EDP para ligar toda a iluminação pública" do concelho, uma medida cujo custo ronda os 25 mil euros.

"Os postes foram sendo desligados, poste sim/poste não, há cerca de dois anos, por questões, disseram os antigos responsáveis, de poupança. Imaginava-se uma poupança de 800 mil euros, mas que só se refletiu em 25 mil euros. Depois de ponderar e maturar esta ideia, decidimos avançar com a ligação de todos os postes de eletricidade da via pública porque estamos a conseguir garantias financeiras para isso", declarou o presidente da autarquia da Trofa.

Sérgio Humberto considerou que "está em causa a segurança das crianças" e acusou o anterior executivo - a Trofa era liderada pela socialista Joana Lima até às autárquicas de 29 de setembro passado - de ter avançado com a medida de desligar os postes de eletricidade "sem qualquer critério".

"Porque é que algumas ruas têm os postes de iluminação todos ligados e outras ruas não?", questionou o autarca.

Ligar todos a eletricidade pública da Trofa, "cerca de 1700 postes", pode demorar, segundo o autarca trofense, cerca de "cerca de três/quatro meses".

Os 25 mil euros necessários são fruto, disse o autarca, de outras poupanças de conta corrente.

"A diferença de custos é equivalente à da renda que se pagava para ter três pessoas da Trofa Park num espaço arrendado, existindo espaços municipais disponíveis para os acolher com a mesma ou superior dignidade e sem qualquer custo", concluiu Sérgio Humberto.

Em declarações à agência Lusa, a ex-presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, reagiu considerando a medida de repor toda a iluminação "demagógica". A agora vereadora da oposição, representante do PS, considerou "lamentável" que o novo presidente tenha dito que "não existiu critério" aquando da decisão de desligar alguma iluminação pública.

"O que o meu executivo fez foi levar a cabo um programa de redução de custos que implicava desligar lâmpadas sim/lâmpadas não, na via pública, tendo em conta passadeiras de peões, entre outras situações. Portanto houve critério. Acho lamentável e profundamente demagógico que o novo presidente venha dizer que não havia critério nesta medida", disse, à Lusa, Joana Lima.

A ex-presidente socialista lembrou que esta medida foi tomada por vários municípios a nível nacional e criticou Sérgio Humberto por não ter, conforme considerou a socialista, "um discurso digno".

"O Município da Trofa tem de reduzir a sua despesa corrente. E não apagando a iluminação pública na totalidade, nós fizemos o que muitos outros concelhos fizeram. Esta medida da poupança de iluminação pública não foi inventada por mim, nem inventada na Trofa. O senhor presidente devia ter um discurso mais digno face à função que assume", disse Joana Lima.

A Lusa tentou obter reações junto da CDU, partido com lugar na Assembleia Municipal, mas até agora não foi possível.

PYT // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.