Durão Barroso chocado com devastação de ciclone na Sardenha

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 nov (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou-se hoje chocado com as consequências do ciclone Cleópatra na ilha italiana da Sardenha, onde morreram pelo menos 17 pessoas, numa mensagem de condolências divulgada em Bruxelas.

"Fiquei profundamente chocado ao saber, hoje, da devastação e da perda de vidas em consequência das inundações causadas pelo ciclone Cleópatra", disse José Manuel Durão Barroso, sublinhando ser "um golpe trágico".

Durão Barroso manifestou condolências às famílias das vítimas, aos habitantes da Sardenha e às autoridades de Itália.

Pelo menos 17 pessoas morreram e várias estão desaparecidas na ilha italiana da Sardenha, onde durante a noite foi registado um forte ciclone cujos ventos e chuvas causaram inundações.

A cidade de Olbia foi a zona foi mais afetada pelo ciclone e onde há registo de seis vítimas, deslizamentos de terra, quedas de pontes e cortes de luz.

O presidente da Câmara de Olbia, Gianni Giovanneli, explicou na terça-feira à Radio1 que caiu esta noite na cidade uma "autêntica tromba de água" que, em poucos minutos, inundou algumas zonas até aos três metros de altura.

Na localidade de Monte Pino, a queda de uma ponte causou cinco mortos, cujos veículos caíram à água.

IG (PNE) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.