Um "grande dia" para UE com aprovação do orçamento 2014-2020 - Durão Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 nov (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia considerou que "este é um grande dia para a Europa", com a aprovação final, pelo Parlamento Europeu, do orçamento comunitário para 2014-2020, que, disse, ajudará a reforçar a retoma e a ajudar os mais vulneráveis.

Pouco depois de o Parlamento Europeu ter aprovado, na sessão plenária que decorre em Estrasburgo, o quadro financeiro plurianual para os próximos sete anos, Durão Barroso, numa mensagem divulgada em Bruxelas, congratulou-se por terem assim sido concluídas com êxito "longas negociações", que se prolongaram durante meses.

"A União Europeia vai investir quase 1 bilião (um milhão de milhões) de euros em crescimento e empregos entre 2014 e 2020. O orçamento da UE é modesto em dimensão quando comparado com a riqueza nacional. Mas um só ano do orçamento representa mais dinheiro -- nos preços de hoje -- que todo o plano Marshall na sua época", sustentou.

Segundo o presidente do executivo comunitário, este orçamento da UE para 2014-2020, "moderno e orientado para o futuro, pode fazer uma diferença real na vida das pessoas" e irá "ajudar a reforçar e a sustentar a retoma em curso na União Europeia".

"Há financiamento para fazermos o caminho de saída da crise, apoio financeiro para aqueles abaixo da linha de pobreza ou à procura de emprego, oportunidades de investimento para pequenas empresas e assistência para comunidades locais, agricultores, investigadores e estudantes. Este é um acordo que ajuda cada família na Europa", disse, acrescentando que é com satisfação que a UE hoje volta a mostrar que "a Europa é parte da solução".

José Manuel Durão Barroso instou ainda a assembleia a adotar agora, "rapidamente", os restantes instrumentos e programas de financiamento individuais, "de forma a que os projetos possam arrancar a 01 de janeiro de 2013, de modo a que o dinheiro seja desembolsado atempadamente, e os resultados possam ser sentidos no terreno".

Após vários meses de negociações, o Parlamento Europeu aprovou hoje, com 537 votos a favor, 126 contra e 19 abstenções, o orçamento a longo prazo da UE para 2014-2020.

O quadro financeiro plurianual para os próximos sete anos prevê 908 mil milhões de euros para pagamentos e 960 mil milhões para autorizações, os dois tipos de dotação constantes de cada linha orçamental do orçamento comunitário.

As autorizações referem-se a quanto a UE pode comprometer-se a gastar (por exemplo, assinar um contrato ou iniciar um procedimento de concurso) num determinado ano, enquanto os níveis de pagamento regulamentam os pagamentos reais realizados.

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.