"Prótoiro" deu entrada com acção para anular declaração de Viana "antitouradas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 19 nov (Lusa) - A federação "Prótoiro" já deu entrada com uma ação judicial em que pede a nulidade da declaração da Câmara de Viana do Castelo que, através do então presidente socialista Defensor Moura, instituiu o concelho como "antitouradas".

Segundo avançou à agência Lusa Diogo Monteiro, dirigente da Federação Portuguesa das Associações Taurinas "Prótoiro", a ação foi apresentada em outubro no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, apontado alegados vícios formais e materiais que constam da declaração aprovada em fevereiro de 2009.

A decisão de proibir a realização de touradas no espaço público ou privado do concelho, sempre que dependa de qualquer autorização a conceder pelo município, foi justificada, na altura, com o "perfil de cidade saudável" de Viana do Castelo, "imagem que se deve, também, traduzir no respeito pelos direitos dos animais".

Além disso, a autarquia afirmou que não existe tradição tauromáquica no concelho.

Já para a "Prótoiro", do ponto de vista material, esta declaração, entre outros argumentos, representa uma "violação de regras de direito internacional" mas também de "normas internas", sendo também colocada em causa a sua constitucionalidade.

A declaração de "antitouradas", apresentada pelo então presidente da Câmara Defensor Moura, foi a primeira do género no país tendo sido aprovada apenas com os votos da maioria PS naquele executivo.

O socialista, que deixou a Câmara em 2009, foi um dos que contestou, em agosto passado, a realização de uma tourada, organizada precisamente pela "Prótoiro", em Darque, no concelho de Viana do Castelo.

Na altura, Defensor Moura afirmou que a autarquia "tem mais do que razões para se manter como antitouradas", tendo em conta, segundo o entendimento que faz, que entretanto se realizaram eleições e a maioria socialista até reforçou a sua votação para a Câmara, agora com José Maria Costa na liderança mas que mantém a mesma declaração.

"Mas não me iludo. Sei que não há uma lei que permita aos municípios decidirem por si serem antitouradas", disse na ocasião, enquanto reclama para os municípios a possibilidade de decidirem sobre o assunto.

"A lei tem de ser feita na Assembleia da República para permitir que os municípios possam decidir autonomamente. Tal como em Barrancos há autonomia para ter touros de morte, em Viana do Castelo - e noutros concelhos -, deve haver autonomia para decidir que não se quer touradas", afirmou ainda o também ex-deputado, eleito pelo PS em 2009.

Entre 2009 e 2011 não se realizaram touradas no concelho, também na sequência da compra, pela Câmara, da Praça de Touros de Viana do Castelo e que foi desativada para aquele efeito, não tendo ainda novo destino.

Em 2012 e em 2013, as touradas realizam-se em terrenos privados, através da instalação de uma arena amovível por parte da "Prótoiro", viabilizada pelo tribunal após, em ambos os casos, o indeferimento municipal à montagem desta estrutura.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.