Grécia deverá abrandar recessão em 2014 e retomar crescimento em 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 19 nov (Lusa) -- A economia da Grécia deverá abrandar o ritmo de contração em 2014, para - 0,4%, retomando o crescimento em 2015, ainda que o elevado desemprego e a consolidação orçamental continuem a condicionar a evolução económica.

Este é o quadro central das previsões económicas divulgadas hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que insiste na necessidade de continuar a consolidação fiscal -- devido aos elevados níveis de dívida -- e a reforma e recapitalização do setor financeiro.

O relatório da OCDE melhora as previsões para os próximos anos, prevendo uma recessão de 0,4% em 2014 (em maio previa -1,2%) e um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8% em 2015, neste caso, duas décimas acima da média prevista na zona euro.

A economia grega, considera a organização, deve continuar a direcionar-se para o mercado exportador e procurar criar um sistema tributário "mais eficiente" e mais eficaz tanto para o crescimento económico como para a inclusão social.

Tal como ocorreu com recentes análises da Comissão Europeia, a OCDE também destaca o contributo dado pelo setor do turismo para desacelerar a queda da economia, mas alerta para a pressão que a contração salarial e o 'credit crunch' [restrições no crédito] estão a ter na procura interna.

Sobre o mercado de trabalho, a OCDE estima que o desemprego atinja o recorde de 27,2% este ano, ainda que se comece a ver "sinais de alguma estabilização". Motivo pelo qual a OCDE prevê uma ligeira queda para 27,1% no próximo ano e para 26,6% em 2015.

No cômputo geral, o relatório reflete alguma melhoria na economia grega, pelo menos quando comparado com a análise de primavera da OCDE, de maio último.

Na altura, a organização destacava o ajuste orçamental, a redução dos salários e a fraqueza das exportações como elementos que estavam a aprofundar a recessão na Grécia, com os níveis históricos do desemprego a aumentarem as tensões sociais.

A OCDE antecipa agora que se mantenha a correção do défice das contas públicas, que já caiu de 9% em 2012 para 2,4% este ano, baixando novamente para 2,2% em 2014 e para 1,4% em 2015.

Uma redução que não se reflete na dívida pública que continuará a crescer: de 176,6% do PIB em 2013, para 181,3% no próximo ano e 183,0% em 2015, segundo a ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas.

ASP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.