Produção na construção cai na zona euro em Setembro, com Portugal a liderar - Eurostat

Produção na construção cai na zona euro em Setembro, com Portugal a liderar - Eurostat
| Economia
Porto Canal

A produção na construção diminuiu 1,3% zona euro e na União Europeia (UE) em setembro, face ao mês anterior, tendo Portugal registado a maior descida, quer na comparação mensal, quer na homóloga, indicam dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Na comparação anual, com setembro de 2012, a produção na construção recuou 0,2% na zona euro e aumentou 0,2% nos 28, segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE.

Portugal foi o país com maior quebra no indicador, que diminuiu 12,3% na comparação mensal e 14,9% na homóloga.

Em relação a agosto, as restastes quebras mais relevantes verificaram-se na Roménia (-6,9%), e na República Checa (-4,6%), enquanto os maiores crescimentos tiveram lugar na Eslovénia (6,2%), Eslováquia (1,6%) e Hungria (0,8%).

Já na comparação homóloga, o segundo maior recuo foi o da República Checa (-11,2%), Eslovénia (-11,8%) e Itália (-6,1%).

Ainda na comparação com o mês de setembro de 2012, os maiores aumentos do indicador verificaram-se na Hungria (9,3%), Espanha (6,1%) e Reino Unido (4,9%).

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.