Assange disposto a viajar para os EUA se os seus direitos forem garantidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 jan (Lusa) -- O fundador do Wikileaks Julian Assange está disposto a viajar para os Estados Unidos, onde pode enfrentar um processo pela divulgação de documentos secretos, desde que os seus direitos sejam garantidos, anunciou hoje a organização.

"Assange está disposto a vir aos Estados Unidos desde que os seus direitos estejam garantidos", lê-se numa mensagem colocada na conta na rede social Twitter do Wikileaks depois de o Presidente norte-americano, Barack Obama, ter comutado a pena de Chelsea Manning, condenada a 35 anos de prisão em 2013 por ter entregado 700.000 ficheiros ao Wikileaks.

Julian Assange está refugiado desde junho de 2012 na embaixada do Equador em Londres para impedir o cumprimento de um mandado de detenção emitido pela Suécia, onde foi acusado de agressão sexual, e uma possível extradição para os Estados Unidos, que o querem julgar por ter divulgado centenas de milhares de documentos classificados.

A 12 de janeiro, Assange fez saber, também através da conta da organização no Twitter, que se Obama perdoasse Manning, aceitaria a extradição para os Estados Unidos, apesar da flagrante inconstitucionalidade" do Departamento de Justiça norte-americano.

Hoje, após o anúncio da comutação da pena de Manning, Assange divulgou uma declaração congratulando-se com o desfecho, na qual elogia "a coragem e determinação" de Manning, mas não faz referência à promessa que fez na semana passada.

Uma das advogadas de Assange, Melinda Taylor, disse na terça-feira que o cliente tentou, sem êxito, confirmar o seu estatuto legal nos Estados Unidos, que manifestaram intenção de o julgar mas não tornaram públicas quaisquer acusações formais.

"Os advogados de Julian nos EUA pediram repetidamente ao Departamento de Justiça para clarificar o estatuto de Julian Assange e gostavam que o fizesse anunciando o arquivamento da investigação", disse.

MDR // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.