Estado paga 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde em 2016 

Estado paga 5,1 mil milhões de euros ao setor privado de saúde em 2016 
| Economia
Porto Canal (MYR)

O Serviço Nacional Saúde financiou as entidades privadas em cerca de 5,1 mil milhões, em fornecimentos de consultas, exames, análises e medicamentos, que foram as áreas que representaram uma maior despesa, só no ano de 2016, avançou o Correio da Manhã, esta quarta-feira.

De acordo com declarações do economista Eugénio Rosa ao Correio da Manhã, a maior parte do valor da despesa, 3529 milhões de euros, diz respeito ao fornecimento e serviços externos tais como consultas, compras em farmácias, meios de diagnóstico e terapêuticos e as Parcerias Público-Privadas (PPP). De referir que só os gastos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com os quatro hospitais públicos (Vila Franca de Xira, Cascais, Braga e Loures), que são geridos por entidades privadas, no ano passado, foram de 448 milhões de euros.

Posto isto, registou-se um aumento de 28,7% da despesa do SNS com pagamentos aos privados, em relação a 2015. Em relação ao próximo ano, as previsões do Governo são para que os custos da saúde com o setor provado continuem a aumentar.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.