BCE aprova nova administração da Caixa Geral de Depósitos "nos próximos dias"

BCE aprova nova administração da Caixa Geral de Depósitos "nos próximos dias"
| Economia
Porto Canal com Lusa

A aprovação pelo BCE da equipa de Paulo Macedo para a gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "terá lugar nos próximos dias", disse hoje à Lusa o Ministério das Finanças, assegurando que "tudo está a avançar muito bem".

Segundo o ministério de Mário Centeno, "neste momento, trata-se apenas de um procedimento administrativo que as autoridades de supervisão farão de forma expedita", sendo "os processos despachados à medida que se concluem os diferentes passos".

A CGD está numa fase de alteração de gestão, depois de em 31 de dezembro ter terminado o curto mandato de António Domingues à frente do banco público, que foi marcado por polémicas com o Governo, sobretudo porque o gestor e a sua equipa se recusaram a entregar as declarações de rendimento e património junto do Tribunal Constitucional, argumentando que o executivo tinha aceitado que não cumprissem o estatuto do gestor público.

Domingues apresentou a renúncia no final de novembro e a nova equipa de gestão proposta pelo Governo, cuja nomeação formal apenas aguarda a 'luz verde' do BCE, terá Rui Vilar como presidente não executivo ('chairman') e Paulo Macedo como presidente executivo (CEO).

O Jornal de Negócios escreve na sua edição de hoje que, "dos oito candidatos à gestão da Caixa que o Governo submeteu à aprovação do Banco Central Europeu (BCE), seis já receberam luz verde do supervisor" e que "os restantes poderão ter aprovação nos próximos dias".

Segundo o diário, "os oito nomes que a tutela enviou para Frankfurt incluem sete administradores executivos -- Paulo Macedo, José João Guilherme, Maria João Carioca, José Brito, Francisco Cary, Nuno Martins e João Tudela Martins -- e um não executivo, Rui Vilar, que assumirá as funções de 'chairman'".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.