Preços sobem 1,1% na zona euro e 1,2% na UE em dezembro

Preços sobem 1,1% na zona euro e 1,2% na UE em dezembro
| Economia
Porto Canal com Lusa

A taxa de inflação homóloga na zona euro foi de 1,1%, em dezembro último, e a da União Europeia (UE) de 1,2%, face aos 0,6% de novembro em ambos os blocos, divulgou hoje o Eurostat.

A taxa de inflação homóloga subiu ainda quando comparada com a registada em dezembro de 2015: 0,2% na zona euro e na UE.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, houve registo de taxas negativas em três Estados-membros: Bulgária (-0,5%), Irlanda (-0,2%) e Roménia (-0,1%).

A Estónia (2,4%), a Bélgica (2,2%), a República Checa e a Letónia (2,1% cada) registaram os maiores aumentos de preços, em dezembro de 2016.

Na comparação com novembro, os preços homólogos baixaram num Estado-membro, mantiveram-se estáveis noutro e subiram em 26, incluindo Portugal, que teve uma taxa de inflação de 0,9%.

As subidas dos preços dos combustíveis para transporte (0,21 pontos percentuais), dos legumes (0,07 pontos) e dos combustíveis líquidos (0,05 pontos) foram as que mais tiveram impacto na taxa de inflação.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.