EDP, Brisa, Ascendi e Refer têm 30 dias para pagar taxa para bombeiros em Gaia

| Norte
Porto Canal / Agências

Gaia, 18 nov (Lusa) -- A EDP, a Brisa, a Ascendi e a Refer têm a partir de hoje 30 dias para pagar a Taxa Municipal de Proteção Civil (TMPC), cobrada pelo município de Gaia, ou serão sujeitas a cobrança coerciva, avisou a Câmara local.

As quatro empresas pediram a anulação do pagamento da TMPC relativa a 2013, mas a Câmara de Gaia aprovou hoje em reunião, por unanimidade, o indeferimento do pedido que representa, no total, cerca de 242 mil euros.

Depois da deliberação de hoje, "as empresas terão o prazo legal para pagar -- de 30 dias -- findo o qual a câmrara agirá judicialmente", explicou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca adiantou ainda que Vila Nova de Gaia "será uma das vice-presidências da Associação Nacional de Municípios", pelo que assume o "compromisso" de "não largar" o assunto "absolutamente decisivo" das taxas municipais de proteção civil.

Em Gaia, a TMPC, que visa apoiar as corporações de bombeiros, é cobrada a sete empresas e representa cerca de 400 mil euros, mas só quatro -- EDP Distribuição, a Brisa, a Ascendi e a Refer -- contestaram o seu pagamento.

"É de estranhar que empresas altamente lucrativas não queiram contribuir para o que é um serviço público de eficácia", criticou o vereador da oposição, o social-democrata e ex-vice presidente Firmino Pereira.

Também hoje foram deferidos vários processos relativos ao Plano Metropolitano de Emergência Social que havia contemplado Gaia com 320 mil euros, a serem executados até 31 de dezembro, sendo que até 21 de outubro (data da tomada de posse do novo executivo) o nível de execução se ficava pelos 16%.

"Quando tomei posse fiz duas coisas: afetei mais 100 mil euros do orçamento municipal para este programa (...) e por outro lado passamos a centralizar, com a câmara e com as paróquias e IPSS, a gestão do processo, (...) e neste momento, em cerca de três semanas, conseguimos subir para um nível de execução de mais de 50%", explicou Vítor Rodrigues.

A reunião de câmara, a primeira pública após a tomada de posse do executivo socialista de Vítor Rodrigues, ficou ainda marcada pela decisão de abandonar o processo da autarquia contra o encerramento da repartição das finanças dos Carvalhos, em Pedroso, e que recebeu novo chumbo do tribunal.

"Abandonar o caso porque começou mal. Nas duas instâncias em que perdemos, perdemos sem apreciação do processo. Perdemos porque formalmente o processo está errado", referiu o presidente.

Vítor Rodrigues espera porém que com o reordenamento da rede de finanças do país seja possível a reabertura daquela repartição.

LIL // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).