Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Câmara de Póvoa de Lanhoso contrata irmã do presidente - PS fala em "escândalo"

Câmara de Póvoa de Lanhoso contrata irmã do presidente - PS fala em "escândalo"
| Norte
Porto Canal

O PS de Póvoa de Lanhoso classificou hoje de "escândalo pegado" a celebração de um contrato de avença entre o Município e a irmã do presidente da Câmara, uma professora aposentada, para prestação de "assessoria" ao vereador da Cultura.

"É um escândalo pegado, com um grau de promiscuidade incrível e inaceitável", referiu aos jornalistas o vereador do PS Frederico Castro, no final da reunião do executivo.

A Câmara de Póvoa de Lanhoso vai celebrar um contrato de avença com a irmã do presidente, Manuel Batista (PSD), num valor que se situará entre os 600 e os 700 euros mensais.

O vereador da Cultura, Armando Fernandes, disse que foi ele mesmo quem escolheu a irmã do presidente para o "assessorar" naquele pelouro.

"Será uma mais-valia para o Município", afirmou.

Para os vereadores do PS, trata-se de uma "clara situação de benefício de uma familiar" do presidente, lembrando que se o pelouro da Cultura precisava de contratar alguém havia formas "mais claras, limpas e transparentes" de o fazer.

"Há um regulamento para estas situações, que foi aprovado no final do anterior mandato, mas a Câmara pura e simplesmente não o quis aplicar, antes decidiu fazer tábua rasa dele e contratar a irmã do presidente", referiu a vereadora socialista Fátima Moreira.

Uma crítica refutada pelo vereador da Cultura, que sublinhou que "os instrumentos são todos claros e transparentes, nomeadamente a contratação por avença".

Os socialistas sublinharam ainda que "nunca até aqui o pelouro da Cultura tinha precisado de assessores".

A contratada tem 58 anos, é professora aposentada e até ao final deste ano vai prestar serviços gratuitos no Município.

A avença começará a vigorar no início do próximo ano.

O presidente da Câmara, Manuel Batista, não marcou presença na reunião de hoje, devido a uma deslocação ao estrangeiro.

+ notícias: Norte

Acidente de trabalho em serralharia de Braga faz um morto

Um trabalhador de uma serralharia localizada na freguesia de Tebosa, no concelho de Braga, morreu hoje depois de ter sido atingido por uma máquina, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) de Braga.

Ministério do Ambiente atribui 10 ME para descontaminar minas de São Pedro da Cova

O Ministério do Ambiente anunciou hoje que irá disponibilizar 10 milhões de euros para descontaminar os solos em São Pedro da Cova, Gondomar, e remover as mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados nas minas locais.

Alunos sem aulas em Alijó, Montalegre e Sabrosa

No distrito de Vila Real, as escolas vão estar fechadas hoje nas vilas de Alijó, Montalegre e Sabrosa devido à queda de neve e formação de gelo, segundo fontes das autarquias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Imperdíveis

Casa Ermelinda Freitas em Águas...

Nota Alta

"Eu ainda não senti a...