Costa evoca ação de Soares para fim do corte de relações entre Índia e Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Bangalore, Índia, 08 jan (Lusa) - O primeiro-ministro evocou hoje, perante a convenção da diáspora indiana, a ação de Mário Soares, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros dos governos provisórios pós-25 de Abril, para o restabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e Índia.

António Costa falava perante uma plateia de milhares de delegados de origem indiana provenientes de todos os continentes do mundo, durante a sessão de abertura da Convenção "Pravasi Bharatiya Divas".

As palavras proferidas por António Costa logo no início da sua intervenção foram depois sublinhadas pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que também lembrou o papel do antigo Presidente da República Mário Soares para a aproximação diplomática entre Portugal e a Índia.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro português começou por agradecer por a convenção ter hoje aberto com um minuto de silêncio em memória do fundador do PS e antigo primeiro-ministro em dois governos constitucionais.

Tal como afirmara no sábado, na sua primeira reação à morte do primeiro líder do PS, António Costa repetiu a ideia de que Mário Soares era frequentemente "a voz e o rosto da liberdade em Portugal".

"Ele teve um papel decisivo nas relações entre Portugal e a India. Foi Mário Soares, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, que conduziu o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países após o 25 de Abril de 1974", declarou o primeiro-ministro.

As relações diplomáticas entre Portugal e Índia estiveram cortadas durante 12 anos, quando, no final de 1961, forças militares da União Indiana ocuparam as antigas possessões coloniais portuguesas de Goa, Damão e Diu.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

PMF // FV.

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.