Exportações de cortiça devem chegar aos mil milhões de euros em 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jun (Lusa) - As exportações de cortiça devem atingir os mil milhões de euros em 2015, segundo a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), que anunciou hoje um investimento de 7 milhões de euros na promoção internacional deste material.

"Os objetivos estratégicos passam por manter e recuperar alguma quota das rolhas de cortiça nos mercado tradicionais, aumentar a quota nos mercados emergentes, aumentar a quota dos materiais de construção e decoração e posicionar a cortiça como o material de valor acrescentado, em alguns segmentos", adiantou a APCOR num comunicado.

A concretizarem-se estes objetivos, as exportações de cortiça devem aumentar dos 850 milhões de euros registados em 2012 para mil milhões de euros em 2015.

O projeto InterCork II (Promoção Internacional da Cortiça), que conta com um orçamento de 7,3 milhões de euros, dos quais 80% financiados com verbas comunitárias, avança agora para uma segunda fase, visando alguns mercados de continuidade como Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil e a Escandinávia.

Nos dois primeiros, será desenvolvida uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de cortiça.

Os principais destinos das exportações portuguesas de cortiça, em valor, são a França (20%), os EUA (17%), Espanha (11%), Itália (10%) e a Alemanha (9%).

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.