Ministros das Finanças definem regras para refinanciar bancos da zona euro

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 15 nov (Lusa) - Os ministros das Finanças europeus divulgaram hoje um documento a indicar a forma como serão refinanciados os bancos da zona euro se os testes de resistência do Banco Central Europeu (BCE) detetarem falhas.

O BCE deve efetuar os testes de resistência em 2014 e pode encontrar algumas necessidades de financiamento.

Os ministros divulgaram um texto a precisar as regras que se aplicam caso seja necessário refinanciar alguns bancos da zona euro.

Estes deverão em primeiro lugar dirigir-se "aos mercados" para se refinanciarem, ou cederem ou reestruturarem os ativos, podem ainda ter recurso a outras fontes de capitais privados.

Se for necessário, os Estados podem intervir. As ajudas públicas devem estar em conformidade com as regras europeias sobre ajudas estatais ao setor financeiro.

Se os recursos nacionais forem insuficientes, os da zona euro podem ser ativados por intermédio do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Isso deverá ser feito "pelo processo normal de assistência financeira para a recapitalização de instituições financeiras, sob a forma de um empréstimo a um Estado-membro", como foi o caso de Espanha.

Só em último recurso, a recapitalização direta de bancos, defendida por França e que conta com a oposição da Alemanha, pode ser posta em prática "quando for aprovada" e "dentro do limite de 60 mil milhões de euros" provenientes do referido mecanismo, indica o texto.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.