Cavaco Silva confia "capacidade de luta" dos jogadores portugueses

| Desporto
Porto Canal / Agências

Braga, 15 nov (Lusa) - O Presidente da República disse hoje confiar na "dedicação" e "capacidade de luta" dos jogadores da seleção portuguesa de futebol e que seria uma "tristeza muito grande" se Portugal não fosse à fase final do Mundial 2014, no Brasil.

Em Braga, à margem de uma vista ao mosteiro S. Martinho de Tibães, Cavaco Silva não quis fazer nenhum palpite sobre o jogo desta noite mas revelou ter um "desejo muito forte" que Portugal vá ao Brasil e que espera ver o jogo "no sofá".

Cavaco Silva disse ainda que, além da ida de Portugal ao mundial de futebol de 2014, também a eleição de Ronaldo como melhor jogador do ano "ajudava a projetar" o país a nível internacional.

"Seria uma tristeza muito grande para os portugueses se, quando a copa, como dizem os brasileiros, tem lugar no Brasil não estivesse presente o país que está na origem dessa comunidade, desse país de língua portuguesa", disse Cavaco Silva.

O presidente, que desejou chegar a Lisboa a horas de "ver o jogo do sofá" não fez quis adiantar nenhum possível resultado mas deixou uma mensagem de confiança.

"Não faço palpite mas o meu desejo forte é que Portugal esteja presente no Brasil. Confio na dedicação, capacidade de luta, determinação dos jogadores portugueses", salientou.

No entanto, Cavaco deixou um alerta aos jogadores que esta noite enfrentam a Suécia no play-off para garantir a presença na fase final do Mundial 2014, no Brasil.

"Sei também que a seleção sueca tem valores de futebol muito muito fortes", avisou.

Questionado sobre se a eleição de Cristiano Ronaldo como Melhor Jogador seria, a par da ida ao Brasil, a "cereja em cima do bolo", o presidente anuiu.

"A eleição ajudava a projetar mais o país. O futebol tem ajudado a projetar o país nos mais variados cantos do mundo como eu tenho testemunhado", referiu.

JYCR // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029.