Porto a "Detroit europeia" segundo a BBC News

| Economia
Porto Canal

A BBC News escolheu a cidade do Porto para servir de retrato à situação social e económica que Portugal atravessa. Nigel Cassidy, o jornalista que assina a notícia, mostrou-se profundamente "estupefacto". "Inúmeras lojas fechadas e quarteirões inteiros ao abandono" são o cenário descrito pelo jornalista inglês, que nas suas palavras vê o Porto a transformar-se numa "Detroit" ou "mini-Havana".

De passagem pelo bairro das Fontainhas é surpreendido por mulheres que lavam a roupa em tanques comunitários de pedra e onde a água gelada corre por um cano. "Trata-se de um país da UE e da segunda maior cidade portuguesa" e encontrar o que descreve como "o equivalente medieval de uma lavandaria" é aos olhos do jornalista, um sinal claro de que há graves dificuldades económicas numa cidade onde "cada esquina é um monumento à crise"

É apontado o sentido de oportunidade da "The Worst Tours" um serviço criado um grupo de arquitectos desempregados que visa mostrar o Porto real, "das ruas de má fama às tascas e os mercados degradados". Estes passeios mostram o impacto do programa de ajustamento "imposto pelo resgate financeiro". Sendo apenas um dos exemplos apontados. No artigo são apresentados ainda casos de empresas que lutam contra a crise e casos particulares de sujeitos que perderam o emprego e que por "força das circunstâncias" foram obrigados a regressar ao negócio de família.

O desemprego está a cair mas continua a rondar os 16% e esta visita ao Porto é descrita como uma "ilustração bastante gráfica e real do longo caminho que Portugal ainda tem que percorrer". Enquanto isso a cidade Invicta continua a "ostentar as cicatrizes" da situação que o país atravessa.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.