Volume de negócios nos serviços atenua quebra homóloga no 3.º trimestre - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 15 nov (Lusa) - O índice de volume de negócios nos serviços atenuou a quebra homóloga no 3.º trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, ao recuar 2,6%, depois dos -5,1% do 2.º trimestre, informou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), considerando apenas o mês de setembro registou-se, contudo, um agravamento da queda homóloga do índice, que recuou 3,0%, depois de em agosto ter apresentado uma diminuição homóloga de -1,9%.

De acordo com o INE, o agravamento de setembro resultou, sobretudo, do comportamento do índice da secção de comércio por grosso e reparação de veículos automóveis e motociclos, cuja variação homóloga foi de -3,3% em setembro (-1,2% em agosto), traduzindo-se num contributo de -1,9 pontos percentuais para a variação do índice total.

Face a agosto, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma diminuição de 4,7% (variação de 2,9% em agosto).

Em setembro, os índices de emprego, das remunerações brutas e das horas trabalhadas, ajustadas dos efeitos de calendário, apresentaram diminuições homólogas de 3,0%, 2,0% e 3,0%, respetivamente (reduções de 3,8%, 3,0% e 5,9% em agosto, pela mesma ordem).

Já a variação mensal dos índices de emprego, das remunerações brutas e das horas trabalhadas foi de 0,8%, -0,7% e 4,1%.

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.