O "Tio João" deu o "Bom Dia" a última vez na sexta-feira passada

O "Tio João" deu o "Bom Dia" a última vez na sexta-feira passada
| Norte
Porto Canal

O programa "Bom dia, Tio João", que durante quase 24 anos deu voz, a partir de Bragança, sobretudo aos idosos isolados, está silenciado desde sexta-feira, deixando em "choque" a "família" que fez da rádio uma instituição social.

Sem aviso, milhares de "tios" e "tias" de todo o interior norte de Portugal foram surpreendidos, na sexta-feira, às 06:00 com a ausência da já habitual saudação do "Tio João": "familiazinha, bom dia".

A rádio, a RBA, que nasceu e cresceu com o "Tio João", cedeu agora antena a um grupo nacional, a Media Capital, que passa a ocupar a maior parte da emissão com a M80 e sem espaço para a "família do Tio João".

"Nós somos uma família autêntica", garantiu à Lusa Alcino Silva, que se deslocou de Vinhas a Bragança para se solidarizar com Nicolau Sernadela, o "Tio João".

Nicolau contou à Lusa que não teve tempo nem de se despedir, nem de avisar a "família. Quinta-feira à tarde foi despedido e impedido de regressar à rádio.

"Foi um grande choque, ninguém estava à espera disto. A rádio era a nossa companhia de manhã. Nós tínhamos aquele vício, àquela hora certinha acordávamos para ouvir o programa", desabafou à Lusa Alcino, com 69 anos e ouvinte "desde o princípio".

Alcino sublinhou o papel deste programa para "essas pessoas que estão isoladas, que vivem sozinhas". Era uma companhia, o "ombro" para desabafar e tornou-se numa instituição social.

"Ainda agora vão entregar um computador a uma criança deficiente, fruto da solidariedade desta família", que ao longo dos quase 24 anos, juntou dezenas de cadeiras de rodas, ajudou a reabilitar cinco casas consumidas pelo fogo, a comprar óculos e esteve presente em horas de angústia como a vivida por uma mãe sem dinheiro para o funeral e trasladar o filho do Porto para Bragança.

"Os idosos desabafavam comigo, compartilhavam. Aquilo que tenho feito ao longo destes anos também foi tentar derrotar a solidão deles", vincou Nicolau Sernadela.

"A família não vai acabar, seja em que rádio for. Se o Tio João mudar para outra rádio, nós vamos trás dele", garantiu outro "tio", Rogério de Sá.

Mesmo sem antena, decidiram manter o piquenicão agendado para o dia 16, em Seixo de Ansiães (Carrazeda de Ansiães), um encontro anual que serve para convívio, assim como as 230 viagens que organizaram ao longo destes anos e que para muitos "tios" foi a primeira vez que saíram de casa.

A emigração transmontana "também está de luto por estes dias", afirmou Nicolau, que contou que "já muita gente em França acordava com o Tio João".

O diretor da Rádio RBA, Leonel Guedes, afirmou à Lusa que o programa do "Tio João não se enquadrava" no novo projeto.

O responsável explicou que a mudança ocorre no âmbito da "parceria com a Média Capital rádios", em que a M80 passa a ocupar a antena, reservada para emissão regional entre as "11:00 e as 17:00, feita a partir de Lisboa".

Segundo disse, esta foi a forma que encontrou para "viabilizar o projeto com a minimização de custos face à conjuntura atual e à debilidade do mercado".

A rádio regional mantém apenas um profissional, depois do despedimento de dois efetivos e da dispensa de vários colaboradores.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.