Policiamento deixa de ser obrigatório nos campeonatos de hóquei em patins

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 nov (Lusa) -- O policiamento nos campeonatos da primeira e segundas divisões de hóquei em patins deixa de ser obrigatório, salvo jogos de risco elevado, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Patinagem (FPP).

Mesmo sem policiamento, os clubes visitados terão de requerer Assistentes de Recinto Desportivo ('stewards´).

Esta informação da FPP surge em cumprimento de um decreto-lei de 2009, que torna facultativa a exigência de policiamento por parte da entidade organizadora de uma prova.

"Este decreto-lei é ambíguo e pouco claro, por isso só agora deliberámos, depois de um esclarecimento cabal por parte da secretaria de Estado do Desporto e Juventude", justificou à agência Lusa Paulo Rodrigues, vice-presidente da FPP.

Neste cenário, que terá efeito imediato, os clubes podem dispensar o policiamento e optar por um número mínimos de três 'stewards´ para jogos não considerados de risco elevado.

Paulo Rodrigues explicou que essa proporção de agentes é feita com base num rácio de um para 600 espetadores e que estes são requisitados a empresas devidamente licenciadas pelo Ministério da Administração Interna e com formação adequada.

A diferença no modelo prende-se, segundo o vice-presidente da FPP para o hóquei em patins, com a "responsabilização dos clubes que não querem policiamento" e com a "hipótese de terem segurança menos onerosa".

O custo do policiamento e dos ARD´s já era feito pelos clubes, o que continuará, mas Paulo Rodrigues alertou para a má aplicação da lei no que diz respeito à tabela que está a ser usada.

"Existe uma tabela de policiamento para competições de caráter profissional e uma geral. A primeira é mais cara e é interpretação do Conselho Superior do Desporto que as únicas competições profissionais são a I e II ligas de futebol", explicou o dirigente.

Segundo o "vice" da FPP, o que está a acontecer é que o policiamento está a ser pago com custos mais elevados quando é aplicada a tabela profissional nos campeonatos de hóquei em patins.

RPM // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.