Motorista de camião gravemente ferido em ataque atribuído à Renamo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nampula, Moçambique, 15 nov (Lusa) - Homens armados alegadamente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, feriram gravemente um motorista de um camião no distrito de Rapale, província de Nampula, norte de Moçambique, durante um ataque.

Com o ataque de hoje, é a terceira vez que o distrito de Rapale é alvo de incursões de alegados homens armados da Renamo, depois de dois ataques anteriores terem resultado num morto e vários feridos e desaparecidos.

"Ouvimos disparos logo às quatro horas, mas não conseguimos ver quantas pessoas estavam a disparar. O motorista do camião não parou, mesmo depois de ter sido baleado e o carro crivado de balas, teve a força de ir até à sede do distrito", disse à Lusa um residente de Rapale.

O condutor do camião encontra-se internado no Hospital Provincial de Nampula, na cidade de Nampula, para a remoção de uma bala que se alojou na barriga, disse à Lusa fonte da unidade de saúde.

As autoridades da província de Nampula acusam os guardas armados da residência do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na cidade de Nampula, de estarem por detrás dos ataques, após saírem clandestinamente da habitação, na sequência da tomada pelo exército do acampamento onde o seu líder vivia em Sadjundjira, na província de Sofala, centro do país.

AUYS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.