Gâmbia corta relações diplomáticas com Taiwan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banjul, 15 nov (Lusa) - A Gâmbia, um dos quatro países africanos que não tem relações diplomáticas com a República Popular da China, anunciou na quinta-feira ter cortado os contactos oficiais com Taiwan.

O anúncio foi feito pelo Presidente, Yahya Jammeh, em nome do "interesse nacional" da Gâmbia.

"A decisão foi tomada tendo em conta o nosso interesse estratégico nacional", diz um comunicado do gabinete de Jammeh citado pela agência France Presse. "Apesar do fim dos laços diplomáticos com Taiwan, continuaremos a ser amigos do povo de Taiwan".

Taiwan - a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês após a tomada do poder pelo Partido Comunista, há 64 anos - é vista por Pequim como uma província da China e não como uma entidade politica soberana.

Com a decisão da Gâmbia, apenas Burkina Faso, Suazilândia e São Tomé e Príncipe mantêm laços oficiais com Taiwan.

O país de língua oficial portuguesa já indicou, contudo, que está a "ponderar" restabelecer relações diplomáticas com Pequim.

AC (DM) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.