Pires de Lima confiante em 'roadshow' na Alemanha com dados económicos favoráveis

| Economia
Porto Canal / Agências

Berlim, 15 nov (Lusa) - O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse à Lusa estar confiante na missão de captação de investimento que hoje decorre na Alemanha, um dia depois de ter sido divulgado que a economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre.

Esta missão à Alemanha é a segunda etapa do "roadshow' de promoção de investimento em Portugal que o Ministério da Economia está a desenvolver junto dos seus principais parceiros económicos.

Questionado sobre as suas expetativas em relação à missão de hoje em Berlim, António Pires de Lima afirmou que "são de confiança".

Isto porque "a economia portuguesa está a viver um momento de viragem, os dados confirmam isso", salientou Pires de Lima, aludindo ao facto da economia portuguesa ter crescido 0,2% no terceiro trimestre, a segunda subida consecutiva.

"Portugal tecnicamente saiu da recessão, mas é preciso continuar a trabalhar muito e ser muito persistente para que este caminho da retoma económica se possa consolidar", salientou o governante.

"A vinda à Alemanha tem a ver com isso, estamos a concluir um programa de assistência económica e financeira, há boas notícias do ponto de vista dos resultados desse programa, o que é muito importante para a reputação de Portugal enquanto pólo, país que possa atrair investimento, mas temos também de fazer um esforço adicional para pôr Portugal no mapa, no radar dos investidores internacionais", apontou.

Questionado sobre se a saída de Portugal da recessão é um trunfo neste 'roadshow', Pires de Lima afirmou "é".

Isto porque "a economia é um grande aliado deste processo de ajustamento económico e financeiro", já que "os investidores investem por acreditar no país e este processo de retoma económica está iniciar-se por uma maior competitividade das empresas que estão a operar em Portugal", sejam elas portuguesas ou de capital internacional.

"Estes dados de crescimento aumentam ainda o apetite por uma agenda de investimento que realmente constitui uma prioridade do Governo e em concreto do ministério da Economia".

Na agenda da missão de captação de investimento para Portugal estão "alguns encontros com instituições de empresários relevantes, nomeadamente a BDI, a grande associação empresarial" alemã.

No encontro com os responsáveis da BDI, "vamos poder dar nota do progresso assinável que estamos a fazer em Portugal para que se possa posicionar como um país muito atrativo de investimento", não só a nível do mercado português mas como ponte para África ou América do Sul.

Estão também previstas várias "reuniões com investidores para poder dar nota, e eles nos darem nota, daquilo que são as intenções e interesses agenda de investimento em Portugal", acrescentou.

António Pires de Lima salientou que, em Portugal, alguns dos melhores exemplos na indústria "são de empresas alemãs e é preciso dar nota deste percurso" que está a ser feito pelo país, não só em termos de ajustamento do programa como também da "enorme dinâmica competitiva" empresarial.

"Atrair potenciais investidores" é "o elemento que falta para podermos falar de uma retoma económica verdadeiramente consolidada", disse.

Destacou ainda o "belíssimo comportamento das empresas exportadoras em Portugal" e salientou que as vendas de bens e serviços para a Alemanha "estão estáveis.

O ministro da Economia destacou o facto de Portugal exportar quase o dobro de serviços para Alemanha, em comparação com o que acontece entre Berlim e Lisboa, o que "revela uma oportunidade muito grande".

O governante apontou ainda a importância dos serviços qualificados, já que as empresas alemãs estão a centralizar serviços partilhados, de tecnologia avançada, em Portugal, um sinal "muito importante para o país".

Nesta missão de captação de investimento que decorre em Berlim integram a comitiva os secretários de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Matias, da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e o presidente do IGCP, João Moreira Rato.

ALU //DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.